Um novo grupo de pessoas poderá retirar o abono do PIS/PASEP, de valor equivalente a R$ 724, a partir desta quinta-feira (31).
O benefício é destinado a trabalhadores que possuem no mínimo cinco anos de cadastro em um dos programas, que tenham trabalhado pelo menos um mês corrido em 2013 e recebido, em média, dois salários mínimos mensais. Não estão incluídos trabalhadores domésticos, por não receberem salários de Pessoas Jurídicas.
Mais de 485 mil capixabas terão direito ao abono, que será pago por etapas, de acordo com a data de aniversário (veja o cronograma). Os integrantes do PIS devem procurar a Caixa e os do PASEP, o Banco do Brasil.
No total, 23 milhões de brasileiros serão contemplados com o benefício, que estará disponível até o dia 31 de outubro de 2015.
Confira abaixo o cronograma completo:
Abono do PIS/PASEP
Quem é do PIS e quem é do PASEP
O PIS é destinado a empregados da iniciativa privada, e o PASEP é para servidores públicos concursados.
Quem tem direito
Quem se enquadra nas condições para receber deve procurar uma agência da Caixa (PIS) ou do Banco do Brasil (PASEP) para mais informações. Em caso de dúvida, a Caixa disponibilizou um serviço de telefone para consulta: 0800 726 0207.
Onde sacar
Os inscritos no PIS podem fazer o saque em lotéricas, caixas de autoatendimento e postos do Caixa Aqui. Já o Pasep pode ser sacado nas agências do Banco do Brasil.
Documentos para o saque
O trabalhador deve apresentar carteira de identidade, carteira de trabalho ou o cartão do PIS/Pasep.