Economia

Plano de Desenvolvimento da Serra inclui construção de hotéis e redução de tributos

Segundo o secretário, o PDS será ainda avaliado a cada dois meses, em reunião do Cogedes, que reúne representantes das principais cadeias produtivas do Espírito Santo

Prefeito Audifax Barcelos participou do evento de apresentação do PDS Foto: Divulgação/Prefeitura

As diretrizes para auxiliar, orientar e contribuir para a promoção do desenvolvimento equilibrado e sustentável da Serra foram apresentadas nesta terça-feira (14), durante o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Serra (PDS). 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, Erly Vieira, o Plano começou a ser elaborado em maio de 2014, com o início de um estudo para traçar o diagnóstico socioeconômico do município que, além de diagnosticar, apontaram oportunidades de investimentos na Serra. 

“O plano abrange áreas estratégicas, como logística, setor portuário e indústria do petróleo, por exemplo. A dinâmica dos nossos polos industriais, o fortalecimento da rede hoteleira e a importância de um aeroporto de cargas para o município também constam nos estudos realizados”, diz Erly.

Segundo o secretário, o PDS será ainda avaliado a cada dois meses, em reunião do Conselho Gestor Municipal de Desenvolvimento Econômico da Serra (Cogedes), que reúne representantes das principais cadeias produtivas do Espírito Santo. Um dos objetivos é atrair novos empreendimentos para a cidade e promover o desenvolvimento sustentável, gerando empregos, renda e oportunidades para todos. A próxima reunião do Cogedes para tratar o plano será no próximo dia 21, às 17 horas, no Espaço Metropolitano de Eventos.

“A ideia é criar algumas ancoragens para o desenvolvimento econômico do município, como a atração de investimentos, ciência e tecnologia e desenvolvimento do capital humano”, disse Orlando Caliman, do Instituto Futura, que apresentou os estudos durante o evento. Os presentes no lançamento do plano receberam ainda uma publicação, onde há a exposição de dados relacionados ao município e aos estudos do Plano de Desenvolvimento da Serra.

Também foram apresentadas no evento as tabelas de incentivos do Programa Desenvolve Mais Serra, com descontos tributários e redução de taxas para os empreendedores que quiserem investir em negócios no município. O projeto de lei que define as regras está em tramitação na Câmara dos Vereadores.