Economia

Porto de Vila Velha, TVV fecha contrato para ampliar área em 70 mil m²

Log-In, empresa que administra o TVV, vai investir R$ 35 milhões em infraestrutura, novos acessos, equipamentos e outros. Melhorias devem ficar prontas em nove meses

Área do Terminal de Vila Velha, o TVV, deve ser ampliada em 65%. Crédito: Divulgação
Área do Terminal de Vila Velha, o TVV, deve ser ampliada em 65%. Crédito: Divulgação

Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) vai ampliar sua área em aproximadamente 70 mil m². O TVV vai absorver uma retroárea do Porto Organizado de Vitória (ES). O contrato foi assinado nesta segunda-feira, 24, junto à autoridade portuária Vports, e tem prazo de seis anos. Segundo a Log-In Logística Integrada, que opera o TVV, o objetivo da ampliação em 65% da área atual é aprimorar a eficiência e expandir a capacidade operacional do terminal.

A Log-In anunciou um aporte de R$ 35 milhões para investimento em infraestrutura, novos acessos, sistemas de monitoramento, iluminação, bem como equipamentos operacionais. A previsão é de que as melhorias da infraestrutura sejam concluídas em até nove meses.

De acordo com o Diretor de Terminais da Log-In, Gustavo Paixão, a iniciativa visa oferecer soluções “inovadoras, ágeis e eficientes”.

“Nosso objetivo é fortalecer a presença no Porto de Vitória e impulsionar a logística regional, o que beneficia não só nossos parceiros, mas toda a comunidade capixaba”, disse.

TVV vai diversificar cargas

A nova área deve permitir ao TVV expandir a oferta de serviços agregados. Nesse sentido, o terminal pretende consolidar a atuação como um operador logístico completo. Ou seja, além de um terminal portuário, a ideia é disponibilizar uma plataforma integrada que oferece serviços como armazenagem, etiquetagem, distribuição, manuseio e separação de cargas, bem como soluções eficientes e customizadas.

Segundo a administração do TVV, a expansão da capacidade operacional deve melhorar a logística de contêineres e o aumento da produtividade. Nesse sentido, atende à demanda do mercado no Espírito Santo. Além disso, contribuirá para a redução de gargalos logísticos, como os registrados em 2024.

Segundo Gustavo Paixão, desde 2020 o TVV amplia o portfólio e desenvolve novas soluções logísticas para atender às demandas do mercado. O movimento, para ele, é fundamental para fortalecer a competitividade e a capacidade operacional do terminal.

Mesmo sendo o único terminal de contêineres do Espírito Santo, seguimos inovando e diversificando nossas operações. Hoje, além da movimentação de contêineres, operamos com excelência produtos como commodities, fertilizantes, produtos siderúrgicos e de mineração, veículos e equipamentos de grande porte, como trilhos e tubos offshore, ampliando as soluções para nossos clientes. Gustavo Paixão, diretor de Teminais da Log-In.