Economia

Porto de Vitória reinaugura operação integrada com ferrovia na próxima semana

Na terça-feira (08) um carregamento de 31.7 mil toneladas de milho chegará a Capuaba, será depositado nos silos e irá de trem para municípios do Triângulo Mineiro

Trem receberá milho de navio no Terminal de Capuaba e levará até Minas Gerais Foto: Divulgação

O Porto de Vitória irá retomar operação integrada com ferrovia na próxima semana. Na terça-feira (08) um carregamento de 31.7 mil toneladas de milho comprado da Argentina por empresários mineiros chegará a Capuaba. No navio, o milho será depositado nos silos de onde, na quarta-feira (09), irá de trem para municípios do Triângulo Mineiro.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (03) pelo presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Luis Claudio Montenegro. Segundo ele, “abre-se assim, possibilidades de translado de outros graneis vegetais como trigo, malte e soja”. 

Nesta primeira operação o transporte será pela Estrada de Ferro Vitória-Minas. O início da reutilização do modal ferroviário em Capuaba será por meio de parceria com a empresa Vale Logística Integrada (VLI), especializada em logística de integração de portos, ferrovias e terminais. 

Parceria

Para o superintendente de Projetos da Companhia, Walter Arruda, “a parceria pode ampliar a hinterlândia do Porto de Vitória, já que a empresa está estruturada em cinco corredores: Centro-Norte, Centro-Sudeste, Centro-Leste, Minas-Rio e Minas-Bahia”.

O transporte ferroviário, além de oferecer um custo mais baixo, ainda contribui para a redução do número de caminhões das rodovias e das cidades, contribuindo, ainda, com a melhoria da segurança nas estradas e menor impacto ambiental.