Economia

Porto em VV recebe primeira leva de carros importados da Volkswagen

Além dos veículos que desembarcaram, há previsão de chegada de carros do mesmo modelo no Espírito Santo, em maio

Porto-de-Vitória
Fotos: Thiago Soares/Folha Vitória

A Volkswagen do Brasil iniciou a importação de veículos no Porto de Vila Velha. O desembarque dos primeiros 32 carros, que vieram da fábrica da montadora em General Pacheco, Argentina, aconteceu nesta terça (1º). São do modelo Taos. Há previsão que o mesmo modelo volte a desembarcar no Estado em maio.

LEIA TAMBÉM:

Diretor da Aneel pede vista em renovação de contrato da EDP no ES

MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais

Elon Musk é o mais rico do mundo em 2025 com US$ 342 bilhões. Veja top 10 de bilionários da Forbes

O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, acompanhou o desembarque dos veículos e destacou o impacto da parceria para o Estado.

A vinda de uma grande empresa como a Volkswagen do Brasil, que passa a fazer suas importações pelo nosso Espírito Santo, é fruto da capacidade empreendedora, da vocação, da nossa infraestrutura portuária e da expertise que nós desenvolvemos para o comércio exterior. Temos um bom ambiente de negócios, com regras claras, segurança jurídica e previsibilidade. Um conjunto de instrumentos consolidados de um governo organizado à disposição do mercado, que traz muita competitividade à operação capixaba, afirmou o Ferraço.

O vice-governador também afirmou que a estrutura portuária, a eficiência dos portos e a qualidade de mão de obra capixaba impulsionaram a atividade de importação de veículos.

Da mesma forma, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal, destacou a relevância do desembarque destes veículos. “A chegada deles pelo Espírito Santo abre portas para novas operações, fortalece a economia capixaba e gera empregos diretos e indiretos no setor portuário e de transportes”, completou o secretário.

Importações da Volkswagen

Em 2024, a Volkswagen do Brasil importou 33.597 unidades. Ou seja, houve um crescimento de 22% em relação ao volume importado em 2023, que foi de 27.530. 

Além disso, a Argentina representou 86% das importações da empresa em 2024. Assim, foram importadas, respectivamente, 21.594 e 7.386 unidades do SUV Taos e da picape Amarok. Ambos fabricados em General Pacheco.

Os demais veículos vieram de Puebla, no México e foram os modelos sedã Jetta (2.633) e o SUV Tiguan Allpace (1.984).

O diretor de Logística da Volkswagen na América do Sul, Fábio Freccia, destacou a importância das importações dos veículos no país.

Vitória será a porta de entrada de modelos importantes, incluindo volumes do Novo Jetta GLI, produzido no México, que chegará em 2025 ao mercado brasileiro como um dos lançamentos fundamentais da nova ofensiva de 16 lançamentos até 2028, disse Freccia.

Além disso, segundo o diretor executivo de Relações Governamentais da empresa, Luiz Ricardo de Medeiros Santiago, a parceria com o ES é uma importante medida de descentralização das operações da Volskwagen em termos de distribuição de veículos.

“A nova operação beneficia todos os players: o Estado e a economia local, a Volkswagen e os nossos clientes”, completou Santiago.

Importações de carros no ES

No ano passado, a movimentação de importações apresentou um crescimento recorde com a chegada dos veículos elétricos vindos da China.

Do mesmo modo, em fevereiro de 2025, a chinesa BYD desembarcou 5.524 carros elétricos e híbridos em Portocel, no município de Aracruz.