Economia

Portos privados: governo precisa garantir estabilidade para investidores, defende professor do ES

Com os investimentos pela iniciativa privada, Estado ficaria livre da dependência de repasses federais. Para especialistas, governo ainda precisa garantir estabilidade para investidores

Navios cada vez maiores enfrentam dificuldades para atracar no Porto de Vitória Foto: Divulgação/Governo

A criação de um Porto de Águas Profundas pela iniciativa privada pode ser uma das alternativas para o Espírito Santo, enquanto as autoridades locais e federais não resolvem este impasse. Isso é o que defende o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Fernando Fonseca.

Para ele, a desburocratização de processos para a criação de portos pela iniciativa privada está entre os principais benefícios da Lei 12.815/13. Com os investimentos privados, o Estado ficaria livre da dependência de repasses do governo federal.

“Aqui no Estado, acredito que uma das alternativas seria a concessão licitatória. É preciso aumentar a infraestrutura, e a iniciativa privada pode contribuir até mesmo com investimentos mais rápidos”, comentou.

No entanto, para o economista e diretor-presidente da Fucape, Arilton Teixeira, tanto o governo estadual, quanto o governo federal precisariam oferecer garantias aos investidores, que ficam submetidos à legislação nacional.

“A legislação traz um grande avanço, de fato. Aqui no Estado, por exemplo, já tivemos protesto que resultaram na suspensão de contratos de concessão. Quem garante que o mesmo não poderá ocorrer com quem investir nos portos. Temos que garantir a estabilidade?”, expõe o professor.

De acordo com o professor, o posicionamento do próprio governo federal quanto à privatização dos aeroportos nacionais coloca pode desestimular os investidores estrangeiros. “Depois de privatizar os cinco maiores aeroporto do país, o governo federal simplesmente mudou a legislação. Os investimentos em portos são muito complicados, e os empresários ficam receosos? Quem garante que após as empresas privadas construírem um novo porto, o governo não vai querer construir outro por iniciativa própria?” questiona.

Atualmente, a criação de um Porto de Águas Profundas é disputada entre os municípios de Serra e Vila Velha. Conforme mostrou a série especial da TV Vitória, um estudo realizado pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que administra o Porto de Vitória, aponta que a cidade canela verde leva vantagem.

A Lei dos Portos foi sancionada pela presidente Dilma Roussef em junho do ano passado. A lei estabelece um novo marco regulatório para o setor, abrindo espaço para concorrência entre portos públicos e privados.

Os desafios do setor portuário capixaba foram discutidos no III Seminário Logística é Solução, realizado pela Rede Vitória, no último dia 10.

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