O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai investigar se houve ´formação de cartel no mercado de venda de combustível no Espírito Santo e em outros estados do país. No último fim de semana, houve aumento repentino nas bombas.
Além do Espírito Santo, a prática também será investigada nos estados de Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A formação de cartel acontece quando há um acordo de cooperação entre empresas que buscam controlar um determinado mercado, limitando a concorrência com preços definidos.
Condutores que procuraram alguns postos de combustíveis no último fim de semana observaram que houve um aumento repentino no valor. Isso aconteceu por conta da possibilidade da desoneração de impostos federais que incidem sobre a gasolina e o etanol. No entanto, isso não ocorreu.
Na última segunda-feira (2), após tomar posse, o presidente Lula estendeu a isenção por mais 60 dias. Com isso, alguns postos que tinham aumentado o preço voltaram a reduzir o valor.
O Procon Estadual chegou a notificar distribuidoras por conta do aumento. Em um posto de combustíveis em Vitória, o preço da gasolina chegou a R$ 6,10 no último domingo (1º). No entanto, na segunda-feira teve uma queda e chegou a R$ 4,95.