Presidente Kennedy

Praias das Neves e Marobá terão trecho restrito para o Porto Central

A restrição terá início no dia 10 de março e ocorrerá em uma área de 3km da orla. O Porto Central está em construção em Presidente Kennedy

Porto Central/Divulgação
Porto Central/Divulgação

O trecho entre as Praias de Marobá e Neves, na cidade de Presidente Kennedy, Sul do Espírito Santo, será uma área restrita a partir do próximo dia 10 de março. Com a mudança, a praia não poderá ser acessada pelo público.

A restrição se dá em uma área de 3km da orla e estava prevista no planejamento do projeto do Porto Central, que está em obras. Em conformidade com o licenciamento ambiental, a mudança busca prevenir riscos de acidentes e o funcionamento pleno do porto.

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Porto Central está em obras em Presidente Kennedy

De acordo com a prefeitura da cidade, a partir da próxima semana, o local contará com sinalização adequada e monitoramento contínuo, garantindo que a população esteja devidamente orientada.

A ação, segundo o município de Presidente Kennedy, é fundamental para a execução segura e eficiente das obras, bem como para a preparação da operação plena do Porto Central.

Operações devem começar em 2027

A primeira etapa das obras do Porto Central compreende a retirada de vegetação em uma área de aproximadamente 65 hectares, parte dos 2 mil hectares licenciados para o projeto.

A fase inicial, com custo de R$ 2,9 bilhões, está prevista para terminar em dezembro de 2027, quando começam as operações. Segundo Jessica Chan, gerente comercial do Porto Central, as primeiras operações serão para o transbordo de petróleo.

Essa operação consiste na transferência do produto por meio de mangotes (mangueiras especialmente fabricadas para escoamento de líquidos viscosos), entre dois navios atracados.

Porto deve contar com 54 berços para operações

Com uma área de 2.000 hectares, cerca de 100 estádios do Maracanã, o Porto possui profundidades marítimas de até 25 metros, e 54 berços destinados a operações que vão além do setor de petróleo e derivados.

O projeto foi planejado para acomodar terminais e indústrias multipropósitos, incluindo movimentação e armazenagem de granéis líquidos (como bunker e combustíveis), granéis sólidos, grãos, fertilizantes, minerais, contêineres, cargas gerais, gás natural, apoio offshore e estaleiros.

Carol Poleze, repórter do Folha Vitória
Carol Poleze Repórter
Repórter
Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).