Economia

Prazo para declaração do Imposto de Renda termina na próxima quinta-feira

Assim como em 2014, o procedimento pode ser feito pelo site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). Após o prazo, o contribuinte deve arcar com multa de 1% ao mês ou fração de atraso

Até a última segunda (27), a Receita havia recebido 18,3 milhões de declarações Foto: Divulgação

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2015 se encerra nesta quinta-feira (30). No entanto, apenas 18,3 milhões de declarações foram recebidas pela Receita Federal até as 11h da última segunda-feira (27). O valor representa 66,55% do total estimado, que é de 27,5 milhões de declarações.

Para quem ainda não acertou as contas com a Receita, a orientação para evitar erros ou omissão de informações é buscar o auxílio de profissionais da área de contabilidade, alerta a Fenacon, entidade que reúne mais de 400 mil empresas das áreas de serviços contábeis, assessoramento, perícias, informações e pesquisas.

“As informações precisam ser preenchidas com exatidão para que o documento não caia na malha fina, já que a fiscalização da Receita Federal está cada vez mais rígida. A inexperiência do contribuinte é um dos motivos mais comuns para que esse tipo problema aconteça,” explica o presidente da Fenacon, Mario Berti. 

Assim como em 2014, o procedimento pode ser feito pelo site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). Após o prazo final, que termina às 23h59 desta quinta (horário de Brasília), o contribuinte deve arcar com multa de 1% ao mês ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto sobre a renda devida.