As empresas e instituições financeiras têm até esta sexta-feira (28) para mandarem aos contribuintes os informes de rendimentos relativos ao ano de 2024.
Os documentos são usados para o preenchimento de dados do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 (IRPF). Além disso, os contribuintes não precisam enviar os comprovantes de rendimentos pelos Correios. É possível enviar os dados por e-mail, por divulgação de links ou por divulgação em aplicativos.
Leia Mais:
Alto padrão projeta crescimento apesar do cenário difícil na economia
Taxa de desemprego fica em 6,5% no trimestre até janeiro, afirma IBGE
Digitalização dos cartórios e o impacto no mercado imobiliário
Entretanto, os servidores públicos federais podem obter o informe no site ou no aplicativo SouGov.
A Receita Federal usa os documentos de rendimento para verificar se o contribuinte sonegou impostos. Nos comprovantes devem ter os valores recebidos pelo contribuinte no ano de 2024.
Inclusive, devem detalhar os valores descontados da Previdência Social e o Imposto de Renda. Contribuições para Previdência Complementar da empresa e gastos com plano de saúde também devem ser detalhados.
Novo prazo para entrega do IR
Ainda não há prazo para o calendário de entrega do Imposto de Renda 2025. Em 2024, os envios começaram em 15 de março e terminaram em 31 de maio.
Comprovantes para aposentados e pensionistas
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem pegar os comprovantes na internet. O documento está disponível na página ou no aplicativo do Meu INSS.
- Acesse o site Meu INSS;
- Clique em “Entrar com Gov.br”;
- Insira o CPF para fazer o login ou cadastrar senha;
- Desça a tela e encontre a aba “Outros Serviços”;
- Nela, clique em “Ver Mais”;
- Clique no ícone com a frase “Extrato do Imposto de Renda”;
- Selecione o ano-calendário 2024;
- Escolha o extrato que deseja;
- Salve o documento em PDF.
Além disso, planos de saúde individuais e fundos de pensão também são obrigados a fornecer os comprovantes. Os bancos e corretoras devem informar os valores das contas correntes de todas as instituições e todos os investimentos.
Problemas nos informes
Ao identificar qualquer erro no documento, o contribuinte deve pedir um novo. Caso não receba o novo até o fim do mês de maio, é possível enviar uma versão preliminar da declaração e depois fazer uma declaração retificadora.
Além disso, se contribuinte não receber os informes no prazo, ele pode procurar o setor de recursos humanos da empresa. Após a procura, em caso de atraso no documento, deve procurar a Receita Federal.
Quem está isento de pagar o Imposto de Renda 2025?
A Receita Federal deve atualizar as regras e prazos para a declaração do Imposto de Renda 2025 em março, antes de abrir o período de envio das declarações.
Pela regra atual, pessoas com rendimento médio mensal de até R$ 2.259,20 são isentas de apresentar a declaração do Imposto de Renda.