Economia

Precisa registrar uma reclamação? Procon atende em terminais e na rodoviária nesta semana

Para abrir uma reclamação, o consumidor precisa ter em mãos a Carteira de Identidade, o CPF, o comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a reclamação

Os atendimentos acontecem devido a Semana do Consumidor Foto: Divulgação/Governo

Para comemorar o Dia Internacional do Consumidor, celebrado no dia 15 de março, o Procon-ES vai levar aos consumidores orientações, esclarecimentos, registros de reclamação e distribuição de material educativo. O atendimento será realizado de terça-feira (14) à sexta-feira (17), das 9 às 17 horas, em alguns terminais do Transcol e na Rodoviária de Vitória.

Na terça-feira (14), os atendimentos serão realizados no Terminal de Laranjeiras; na quarta-feira (15), no Terminal de Vila Velha; na quinta-feira (16), a equipe estará no Terminal de Jardim América e na sexta-feira (17), na Rodoviária de Vitória.

Para abrir uma reclamação, o consumidor precisa ter em mãos a Carteira de Identidade, o CPF, o comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, contrato, boletos, entre outros.

A diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, explicou que, por meio do Expresso Procon-ES, os consumidores poderão registrar reclamações sobre problemas com energia elétrica, água, telefonia celular e fixa, internet banda larga, compras pela internet, defeitos em produtos, financiamentos, cartões de crédito, crediário em lojas e outros problemas relacionados ao consumo.

Para ela, esta é uma excelente oportunidade de esclarecer as dúvidas dos consumidores. “Esse projeto tem o objetivo de aproximar e facilitar o acesso do consumidor aos seus direitos, tendo em vista a dificuldade ou falta de tempo, algumas vezes, de se deslocar até a sede para registrar a reclamação”, informou a diretora.

Segundo o Regulamento dos Terminais, não é possível a gratuidade para pessoas que desejarem somente o atendimento do Procon-ES, com exceção de idosos maiores de 65 anos. O acesso à Rodoviária é livre.

Líderes em reclamação

Na quarta-feira (15), Dia Internacional do Consumidor, os Procons de todo o Brasil divulgarão os seus Cadastros de Reclamações Fundamentadas 2016. O documento apresenta o ranking de empresas nacionais e estaduais que mais desrespeitam os direitos dos consumidores e se os processos administrativos formulados a partir de reclamações foram ou não atendidos.