Economia

'Precisamos cumprir as decisões do Governo', afirma presidente da Fecomércio-ES

O presidente da Federação, José Lino Sepulcri, afirmou que os comerciantes esperavam a reabertura das lojas na próxima segunda-feira

Foto: Mundo Business

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou neste sábado (02) que o comércio do estado continuará fechado até o próximo domingo (10). A decisão frustrou os comerciantes.

O presidente da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio/ES), José Lino Sepulcri, afirmou que os comerciantes estavam esperando a reabertura das lojas com horários alternativos. Contudo, o aumento do número de casos e mortes em decorrência do novo coronavírus teriam feito o governo recuar na decisão.

Sepulcri reiterou que é necessário atender as recomendações do estado e também disse que se houver diminuição no número de casos, o governo estuda liberar a abertura das lojas em caráter experimental na quarta ou quinta-feira.

Shoppings centers
O coordenador estadual da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e diretor do Shopping Vitória, Raphael Brotto, avaliou a decisão do governador. “A expectativa pela abertura era grande porque a segunda melhor data para vendas no varejo, que é o Dia das Mães, se aproxima. Os lojistas se preparam para a retomada na segunda-feira, existe um clima de frustração, mas precisamos cumprir a decisão do poder público”, relatou.

Brotto garantiu que os shoppings possuem estrutura para receber os consumidores de forma gradual e explicou como será feito o atendimento no Dia das Mães. “Alguns empreendimentos vão trabalhar pelo sistema de drive thru na data. O cliente realiza a compra e retira o produto na entrada do shopping, de carro. Pretendemos manter assim até o próximo sábado que antecede o Dia das Mães. Os shoppings estão todos equipados para receber de forma gradual o público que frequentava”, afirmou.