Economia

Filé-mignon fica mais barato e preço tem maior queda entre as carnes

As informações do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) correspondem ao período de um ano; ao todo, o filé-mignon registrou queda de 15,09%

Foto: Reprodução R7

Em agosto, o preço da carne bovina apresentou uma queda de 1,90%, marcando o oitavo mês consecutivo de redução, de acordo com informações do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Todos os cortes bovinos considerados no índice oficial de inflação passaram por uma diminuição neste mesmo mês. Agora, o mercado já acumula uma queda de 9,80% nos últimos 12 meses. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O filé-mignon teve a maior redução, com um recuo de 15,09% nesse período. Em contrapartida, a inflação oficial acumulou um aumento de 4,61%.

Diante destes fatores, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) destacou que a oferta de carne no Brasil pode atingir o recorde neste ano. São cerca de 20,77 milhões de toneladas de carnes de todos os tipos, entre suína, de frango e bovina, projetados no mercado doméstico. 

Filé-mignon tem a maior queda de preço entre as carnes em um ano

Para Matheus Peçanha, economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre), a diminuição nos custos dos produtores afetou o consumidor, consequentemente puxando para baixo as projeções de inflação.

“De 2020 até metade do ano passado, esse custo estava jogando contra, estava encarecendo muito por conta da entrada de várias cadeias globais, com o preço de várias commodities agrícolas em alta. Isso levava a um efeito dominó nos preços dos produtos ao consumidor na gôndola”, disse em entrevista ao Portal R7. 

Inverso ocorre atualmente 

Ainda segundo o economista, ocorreu uma reversão na tendência nos dias atuais. Desde o segundo semestre do ano passado, houve uma redução nos custos, especialmente no preço da soja e do milho, elementos essenciais da ração para o gado. 

O aumento da produção e a leve queda nas exportações também influenciaram os preços. Confira as mudanças: 

– Peito bovino caiu 12,84%

– Alcatra teve queda de 12,83%

– Capa de filé recuou 12,66% no último ano

– Acém tem queda acumulado de 11,90%

– Pá ou paleta bovina ficou 11,18% mais barata

– Costela bovina registrou queda de 11,07% em 12 meses

– Prelo do contrafilé recuou 10,55%, no acumulado dos últimos 12 meses

– Contrafilé reduziu em 10,55%

– Patinho teve queda de 9,96%

– Picanha registrou 6,04% de queda nos últimos 12 meses

*Com informações do Portal R7.