Nos últimos anos, o Brasil avançou na construção de um modelo de desenvolvimento econômico acompanhado pela redução de disparidades sociais históricas. O empreendedorismo tem sido estratégico para estimular um processo simultâneo de inclusão e de ascensão social. E nesse contexto, as mulheres se destacam e ganham, cada vez mais, espaço no mercado.
No Espírito Santo, esta também é uma realidade. Segundo o Sebrae ES, a expectativa é de que em pouco tempo, o número de mulheres empreendedoras ultrapasse o número de homens empreendedores.
Por isso, como forma de identificar e homenagear mulheres que estão à frente de negócios, iniciativas, ações ou projetos implantados por empreendedoras capixabas, a ArcelorMittal Tubarão promove o Prêmio “Mulheres do Amanhã”. A proposta é estimular as empreendedoras e gestoras públicas do estado a buscarem novas soluções para os desafios de suas comunidades, sociedade e setor privado.
As inscrições começam nesta quinta-feira (25) e seguem até o dia 31 de maio. O prêmio é direcionado para negócios, iniciativas, ações e projetos implantados pioneiramente no Espírito Santo, que tenham no mínimo um ano, e no máximo, cinco anos de existência, que transformem sócio ou ambientalmente o seu entorno, e que seja exclusivamente capitaneados por mulheres, residentes e domiciliadas no estado.
Clique aqui e faça sua inscrição gratuita!
“É uma ideia que surgiu dentro da própria empresa, temos levantado discussões sobre a questão do gênero, estamos implementando o programa de diversidade no âmbito institucional. Desta forma, pensamos: por que não identificar e reconhecer mulheres que estão fazendo a diferença em suas comunidades? Há uma grande expectativa de recebermos muitas inscrições, de conhecer projetos desenvolvidos por mulheres aqui do Espírito Santo e que fazem a diferença”, afirmou a gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, Herta Torres.
As participantes vão concorrer em quatro categorias:
– Privado – MEI (voltada para projetos de microempreendedoras individuais); – Privado – ME (voltada para diretoras e/ou sócias de micro, pequenos e grandes negócios);
– Público (voltada para mulheres que atuam no serviço público, em todas as esferas municipal, estadual e federal no Espirito Santo);
– Terceiro Setor (voltada para mulheres que comandam ONGs, associações, projetos e entidades sem fins lucrativos ou líderes comunitárias).
O júri avaliará os projetos com base na criatividade, sustentabilidade, impacto, qualidade e clareza do material apresentado e potencial de transformação, de acordo com as regras de cada categoria.
Leia também:
> Empreendedorismo feminino quebra paradigmas e ganha espaço no país
O concurso prevê duas premiações. Em um primeiro momento, serão selecionadas 32 finalistas – oito primeiras colocadas de cada categoria – que farão uma visita à ArcelorMittal Tubarão e participarão de uma capacitação nos dias 17 e 24 de agosto.
A programação técnica, com carga horária total de 16 horas, será ministrada pela Fundação Dom Cabral e terá duas abordagens: Gestão Econômica e Financeira e Gestão de Perfomance. Os cursos serão ministrados no Centro de Educação Ambiental (CEA) da ArcelorMittal Tubarão, em Jardim Limoeiro, Serra.
Ao final, a vencedora de cada categoria receberá um cartão-presente, a ser usado em qualquer estabelecimento, no valor de R$ 5 mil. A premiação será entregue em 8 de agosto.
Prêmio ‘Mulheres do Amanhã’
Inscrições gratuitas dos projetos devem ser feitas de 25 de abril a 31 de maio pelo site: http://tubarao.arcelormittal.com/premiomulher
Confira como foi o lançamento do prêmio ‘Mulheres do Amanhã’: