Economia

Prêmio Líder Empresarial 2019: Raphael Brotto - Shopping Vitória

O diretor geral do Shopping Vitória foi eleito pelos leitores do jornal online Folha Vitória na categoria Líder em Shopping Center com 36,8%

Foto: Divulgação

Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Comercial pela FGV e pós-graduado em Gestão em Shopping Centers pelo Insper-SP, o hoje diretor-geral do Shopping Vitória, Raphael Brotto, iniciou sua trajetória no maior shopping do Espírito Santo trabalhando na auditoria de lojas. De lá para cá, ajudou na otimização e inovações do espaço que possui mais de 300 lojas e recebe um público de um milhão e duzentos mil pessoas por mês. 

Nos momentos lazer, não abre mão da companhia da família e de amigos. Casado com Flávia Ullrich e pai do Lucas, o parceiro fundamental nos momentos de diversão, tem no filho o amigo de todas as horas, seja para apoiar o Flamengo no estádio, curtir um grande show ou realizar aquela viagem tão aguardada. 

Foto: arquivo pessoal

Falando em viagem, sempre que possível a família parte para mais uma jornada de descanso e novas experiências. Apesar de procurar novas culturas fora do Espírito Santo, Raphael garante que Vitória é uma cidade fantástica e que proporciona um contato contínuo com a natureza, e é nela que coloca em prática um dos seus hobbies prediletos: pedalar. 

Mas, além da dedicação ao esporte e a música, principalmente em relação as bandas de rock, Raphael faz questão de se aventurar na gastronomia. Com isso, a esposa e o filho deixam de ser parceiros e passam a ser jurados de suas invenções culinárias, que ele garante, sempre são aprovadas.  

Sempre preocupado com a atualização profissional, e com o mercado de atuação, o diretor geral do Shopping Vitória já vive o presente de olho no futuro. “Acreditamos que, no futuro, os consumidores darão cada vez mais preferência às marcas socialmente engajadas. Todos esses investimentos só são possíveis porque estamos atentos ao futuro. Buscamos o tempo todo inovar em serviços, produtos e novas experiências para nossos clientes.”

Quais são as perspectivas para o setor de atuação?
Costumo dizer que um bom líder já vive um pouco no futuro. É necessário ter um olhar bem atento ao presente, mas é fundamental analisar os desafios e as oportunidades que se apresentarão logo adiante. Acredito que os shoppings, no futuro, se consolidarão como um espaço de vivência, entretenimento, experiências e consumo. Já trabalhamos para isso, buscando operações que acrescentam novas experiências para os clientes. No Shopping Vitória, por exemplo, somos pioneiros em diversas iniciativas, como é o caso do projeto SV Lab, espaço criado dentro da área administrativa do Shopping Vitória, onde alunos da Faesa trabalham na elaboração de um projeto inovador na área de tecnologia, com aplicabilidade em campanhas promocionais, entre outras atividades do centro de compras. Também está em estudo o lançamento de uma nova plataforma de vendas, cujo desafio será integrar ainda mais o comércio físico com o online. Fomos pioneiros, ainda, na instalação de uma vaga de estacionamento com serviço de recarga de carro elétrico, oferta de um centro médico integrado ao mall e no desenvolvimento de ações de responsabilidade social, por meio da criação do selo SV Social para concessão de apoio e subsídio financeiro a entidades filantrópicas do Estado.