“Ter paixão pelo que faz, dedicar-se muito, planejar, inovar e, principalmente, saber ouvir as pessoas”, essas são as competências essenciais em um verdadeiro líder, aponta Renan Chieppe, 57 anos, presidente do Grupo Águia Branca, o maior grupo empresarial do Espírito Santo.
Renan foi eleito o Líder do Ano no Prêmio Líder Empresarial 2019 da Rede Vitória, que anualmente reconhece – através do voto popular no jornal online Folha Vitória – o talento de empresários capixabas que se destacam em seus setores. A pesquisa apontou ainda o Grupo Águia Branca como a empresa mais admirada para se trabalhar, com 41,23% dos votos.
O líder do ano afirma que é uma grande alegria receber os prêmios, os quais divide com os mais de 16 mil colaboradores: “Tenho ao meu lado um grupo coeso, dedicado, e juntos temos conseguido bons resultados, mesmo neste cenário econômico conturbado”.
Família e Lazer
Mas quem são os maiores ídolos do empresário? Renan revela que não tem como deixar de apontar a importância da relação com os tios, por quem possui toda a admiração e respeito, e principalmente com os pais, espelhos em sua trajetória pessoal e profissional.
A mãe, Cassilda Ceccato, foi e continua sendo a maior referência como pessoa, já do pai, Wander Chieppe, um dos fundadores do Grupo Águia Branca, herdou a seriedade na condução profissional e dedicação ao trabalho e a família.
É com essa dedicação que ainda desfruta da companhia de ambos, e considera um privilégio sempre poder colher conhecimento e amor na relação com eles. Pai de Gabriela e Jéssica, atualmente vive momentos de expectativa, j´´a que está prestes a se tornar vovô pela primeira vez.
Praticamente do golfe, hobby que se dedica nos últimos 20 anos, encontra no esporte uma forma de repor as energias. Mas Renan também possui outras paixões no esporte, como o Botafogo, time do coração, e o automobilismo.
Uma das formas de relaxar é na companhia de amigos e também da esposa, Mônica Chieppe. Além disso, destaca a importância que as viagens possuem em sua vida, ressaltando as belezas de Fernando de Noronha e todo o aspecto cultural da região de Toscana, na Itália. Como bom descendente de italianos, Renan admira um bom vinho, uma boa conversa e, claro, uma mesa farta.
Carreira e futuro
A história profissional do Presidente do Grupo Águia Branca não começa em janeiro, quando assumiu a função, e sim em 1980, quando começou a carreira na então Viação Águia Branca. Administrador de empresas por formação, Renan Chieppe também atuou em entidades de classe, e presidiu o conselho da Trip Linhas Aéreas S/A.
Para Renan, as empresas precisam estar prontas para ir além do que os clientes procuram. “Precisamos trabalhar não só para manter a qualidade dos aspectos básicos do serviço que prestamos, mas é necessário ir além, temos que encantar nossos clientes. Eles precisam saber o quanto são importantes para nós”.
Que características o levaram a ser reconhecido como um grande líder em seu segmento?
É fundamental saber ouvir e valorizar as pessoas, pilar tão importante quanto os outros dois que temos como fundamentais para o nosso grupo, que são estratégia e inovação. Nosso foco é o encantamento dos clientes, o que nos levou recentemente a redefinir o propósito do Grupo Águia Branca, que é mover o mundo como excelência e respeito às pessoas”.