Tema recorrente no processo decisório empresarial, ambiente de negócios é um nome que se dá para as condições enfrentadas por uma empresa, ao longo de seu ciclo de vida e ao conjunto de fatores que influenciam a atividade. Essa expressão considera condições complexas e envolve variáveis que podem afetar a administração da empresa, desde ações de capacitação até a geração de oportunidades de negócios. O investimento na melhoria desse ambiente, tornando-o propício para a chegada de novos investimentos e novas cadeias produtivas, compreende ações articuladas entre poder público e iniciativa privada.
Nesse cenário competitivo, o Espírito Santo vem se consolidando como um ambiente de negócios favorável para a atração de novas oportunidades em todo o território capixaba, com incentivos fiscais que possibilitam ganho de competividade para setores estratégicos, segurança jurídica e ações que preparam a estrutura dos municípios para receber novas plantas de investimentos.
Importante player na construção desta rede de desenvolvimento sustentável, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) tem atuação cada vez mais consistente no mercado ao apresentar um portfólio de produtos financeiros que engloba a disponibilidade de recursos com linhas de financiamento tradicionais, já consolidado e de grande importância para o dinamismo econômico. Mas, sobretudo, para o fomento à economia por meio de novos programas, fundos private equity, ampliação do diálogo com players estratégicos para nossa economia e de atendimento à gestão pública municipal.
“Temos no Bandes uma ferramenta para alavancar o desenvolvimento do Espírito Santo, seja por meio dos financiamentos diretos, seja pela atuação com a estruturação de projetos de crédito e de parcerias público-privadas para os municípios, que vão ocasionar iluminação, internet, estrutura de energia solar, por exemplo. Todas essas iniciativas, somadas ao FIP Funses 1, proporcionam que o Estado tenha um cenário amplamente favorável para a atração de empresas que desejam investir em território capixaba e promovendo o desenvolvimento regional”, afirmou o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Barbosa Saintive.
A importância da atuação do sistema financeiro ligado ao Governo do Espírito Santo na economia é essencial na medida em que permitem operações de débito e crédito, dinamizando como um todo o conjunto de atividades produtivas da sociedade capixaba. Para o setor produtivo, além de uma atuação desburocratizada, mais digital e efetiva, é fundamental que o Bandes seja, neste momento de retomada, um banco fomentador do investimento.
Com a gestão do governador Renato Casagrande, o Estado tem se tornado inovador, competitivo e o primeiro a ter um Fundo Soberano. Esse mecanismo financeiro inovador busca novos negócios que possam acelerar o desenvolvimento da matriz econômica capixaba, visto que serão criados postos de trabalho desde a instalação de projetos até a etapa de operação efetiva. Tudo isso está em sintonia com o propósito do Governo, que é promover o crescimento e o desenvolvimento equilibrado para que os capixabas tenham melhores condições de vida.
Para a atração de investimentos, o Bandes tem promovido, em sua história recente, iniciativas como a participação no evento Buy ES, organizado, em conjunto pela Apex Partners, a Futura e a Rede Vitória, levando uma comitiva de empresários capixabas e de representantes do Governo do Estado para apresentação das potencialidades locais para empresários paulistas.
A agenda engloba também visitas a empreendimentos estratégicos de outras regiões, para a troca de ideias e diálogos com empresários e autoridades locais, visando à atração de novos investimentos para o Espírito Santo. Uma dessas agendas de sucesso foi uma visita técnica, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), realizada na região Sul do País.
Como resultado da conversa, a comitiva pôde conhecer as instalações de usinagem e fundição da empresa Hübner, uma importante fornecedora da indústria automotiva presente no Sul do País e iniciar as tratativas para que a empresa pudesse se instalar em território capixaba.
Outra vertente de atuação envolve a administração pública municipal, com o programa ES Inteligente. Com ele, pequenos municípios podem ganhar um parceiro para a estruturação e o desenvolvimento de estudos de viabilidade técnica, modelagem licitatória e de assessoria integral para projetos de concessões públicas e parcerias público-privadas (PPP) nos municípios capixabas.
Com o objetivo de preparar os municípios capixabas para um futuro inovador e moderno, o programa atua com uma base de projetos que permitem um desenvolvimento regional alinhado às perspectivas de inovação, tecnologia e sustentabilidade socioambiental, como instalação de internet gratuita, energia renovável e eficiência energética. O objetivo é transformar os pequenos municípios capixabas em verdadeiras “smart cities”, gerando melhora na qualidade de vida da população e da infraestrutura local, possibilitando que estes municípios sejam atraentes para instalação de novos parques industriais, com geração de empregos e renda para população.
Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br/credito
www.bandes.com.br/fip
www.bandes.com.br/ppp
https://fundosoberano.es.gov.br/fipfunses
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
[email protected]