O presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Munir Abud, foi escolhido para ocupar o cargo de vice-presidente da Regional Sudeste da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe).
A definição foi feita na terceira reunião da diretoria da entidade de 2023, na manhã da última segunda-feira (27).
“A Vice-Presidência Regional Sudeste da Aesbe traz para a agenda do Espírito Santo a pauta do saneamento em âmbito nacional, amplia os debates diários e extrapola as fronteiras do Estado. Assumir esse cargo me coloca ao lado de profissionais experientes no segmento, em um momento em que as empresas públicas estão sendo desafiadas pelo novo marco legal. Enxergo um ambiente favorável ao intercâmbio de boas práticas, de fortalecimento da instituição e das empresas do setor, quero contribuir para o avanço do saneamento e para o alcance dos melhores resultados”, afirmou o presidente da Cesan.
Além de Munir Abud, participaram da reunião: o presidente da Aesbe e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas; o vice-presidente Regional Norte e presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), James Serrador; o vice-presidente Regional Nordeste I e presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Roberto Sérgio Linhares; o vice-presidente Regional Nordeste II e presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Cavalcante Peixoto Neto; o vice-presidente Regional Centro-Oeste e presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), Ricardo Soavinski; e o vice-presidente Regional Sul e presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Claudio Stabile.
O secretário executivo da Aesbe, Sergio Gonçalves; e o assessor jurídico da entidade, Antonio Costa Lima Junior, também participaram da reunião.
Durante o encontro virtual, foi aprovado o orçamento da entidade para o exercício de 2023. A diretoria também debateu acerca da atualização dos decretos que regulamentam a Lei Nacional de Saneamento Básico.
Debateram, ainda, sobre o Fórum Internacional “Os Novos Cenários para as Empresas Públicas de Saneamento”, que será realizado pela Aesbe e Fundação de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) nos dias 3 e 4 de maio de 2023, em Brasília (DF). Outros assuntos e estratégicos para a entidade também foram abordados na reunião.
O que é a Aesbe
A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) é uma entidade civil sem fins lucrativos que representa as companhias estaduais de saneamento básico.
Suas associadas atuam em mais de 4 mil municípios brasileiros, atendendo a cerca de 74,5% da população urbana brasileira com abastecimento de água e 60,8% com esgotamento sanitário.