O presidente do Sindirochas, Tales Machado, foi nomeado membro do Conselho Temático de Mineração (Comin), criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em dezembro do ano passado. Como representante da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), ele contribuirá com sua experiência como atuante empresário do setor de mineração.
Presidido pelo empresário e líder do Conselho da CNI, Sandro Mabel, também presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), o colegiado tem como missão contribuir com diagnósticos e propostas para a mineração, um dos setores mais importantes da economia nacional e colaborar com a agenda junto ao Ministério de Minas e Energia (MME). O mandato do capixaba é válido por dois anos.
O Comin atuará em três frentes: a formalização e o desenvolvimento das pequenas e médias empresas; a estruturação de políticas públicas que deem segurança jurídica para os investimentos; e a diversificação e expansão do setor de mineração.
Segundo Tales Machado, o setor do Espírito Santo será fortalecido. “O conselho já nasce com o desafio de mostrar que, além de ser fundamental para o desenvolvimento do país, a indústria da mineração atua com responsabilidade social e ambiental. Nosso objetivo é buscar reformas essenciais e termos voz única como forma de agilizar e fortalecer o desenvolvimento das demandas”, explica.
O Brasil é um dos cinco maiores produtores mundiais de rochas ornamentais e exporta para 125 países de todos os continentes. O Espírito Santo é líder nacional no segmento, é o maior estado produtor e o principal exportador de chapas e blocos do País, detendo o maior parque de beneficiamento e o maior polo produtor de bens de capital para o segmento, respondendo por cerca de 82% do total do faturamento das exportações brasileiras de rochas.