O governador Renato Casagrande participou da abertura da primeira etapa do “Fórum de Desenvolvimento e inovação: O Futuro do Espírito Santo” na manhã desta terça-feira (12). O evento, que contou com a presença de cerca de 500 pessoas, foi realizado em Presidente Kennedy, no sul do estado.
Durante o seminário foi firmado o contrato para a construção do complexo portuário – Porto Central – em Presidente Kennedy. A previsão é que as obras comecem até junho de 2020 e gere cerca de 4 mil empregos.
Os trâmites que já estão em andamento desde 2012, se consolida com ações nos próximos 12 meses após início das obras e de acordo com o CEO do Porto Central, empresas de serviços da área ambiental da região já estão sendo sondadas para executar as demandas.
“Serão aplicados de R$ 30 a R$ 40 milhões para atender aos serviços ambientais, e logo em seguida teremos quatro mil empregados diretos na obra do porto”, afirmou o CEO do Porto Central, José Maria Novaes.
Economia no ES
Com investimentos em infraestrutura, educação, inovação e parcerias públicas e privadas, Casagrande destacou a regionalização do crescimento para aproveitar melhor as oportunidades.
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento das microrregiões e começamos com o Sul do Estado, onde temos a vocação turística, e precisamos preparar os municípios para receber os investimentos. A boa notícia é que estamos no caminho certo. Temos audácia, trabalho e persistência para investir, principalmente em educação, infraestrutura e inovação. Acredito que o Espírito Santo possa se tornar uma grande plataforma logística, o objetivo é tornar o Estado cada vez mais competitivo, justo e equilibrado, gerando oportunidade para todos os capixabas”, enfatizou.
O evento foi promovido pela Global Idease e reuniu especialistas da área de economia, gestão, políticos e secretários de todo Estado, além do vice-presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, também presidente da Comissão de Infraestrutura do Legislativo; o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Viana, Gilson Daniel; o secretário estadual de Desenvolvimento Marcio Kneip ; o presidente do ES em Ação, Fábio Brasileiro; o prefeito de Presidente Kennedy, Dorlei Fontão; e do CEO do Porto Central, José Maria Novaes.
Em parceria com a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (CoinfraES) e Associação Brasileira de Engenheiros Civis no Estado (Abenc-ES) o seminário vai percorrer todas as dez microrregiões do Estado.