Tecnologia

Primeiro caminhão autônomo do Brasil já circula no ES

O veículo não precisa de intervenção humana e está sendo usado para transportar celulose nas vias internas do porto

Reprodução/Portocel
Reprodução/Portocel

O primeiro caminhão 100% autônomo do País é capixaba e já está trabalhando em operação portuária no Portocel, em Aracruz.

O veículo autônomo conta com inteligência artificial e é interligado por câmeras e sensores, sendo totalmente conduzido por sistema computacional.

Operando sem nenhum tipo de intervenção humana, a tecnologia é resultado de um projeto iniciado em 2019. Foi desenvolvido com o objetivo de aplicar inovações tecnológicas para revolucionar a logística portuária.

Leia também:
> Mutirão de emprego tem 125 vagas para dois hospitais da Grande Vitória
> Como a IA está redefinindo o conceito de moradia segura
> Volta às aulas no ES é marcada por proibição de celulares nas escolas

Caminhão autônomo possui dispositivos de segurança

O caminhão dispõe de vários dispositivos de segurança, capazes de detectar e responder rapidamente caso identifique obstáculo em seu percurso.

A tecnologia usada no veículo tem visão computacional, mapeamento, localização, planejamento de rotas, tomada de decisão, controle e central de operações.

O projeto é da startup Lume Robotics, especializada em tecnologias avançadas em mobilidade autônoma. Conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Portocel defende configuração em relação ao modelo tradicional

De acordo com o Portocel, a configuração autônoma oferece vantagens em relação a operações convencionais.

Além disso, aprimora a segurança e a eficiência operacional. Com um tempo de reação padrão de um décimo de segundo, o sistema autônomo supera a capacidade humana. Isso é essencial para lidar com eventos simultâneos em emergências.

Atualmente no porto, um caminhão autônomo está sendo usado para transportar celulose nas vias internas do porto. Enquanto isso, um segundo veículo já está em fase de operação assistida.