Ao passar pela Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, é possível ver os muros coloridos, preparados especialmente para o Hub ES+, conforme informações do local. Toda a arte foi produzida pelo coletivo Made in China, sendo interativa e acessível por meio de um aplicativo.
Funcionando há pouco menos de um ano, em um prédio histórico da região, o Hub oferece um espaço multidisciplinar para conectar e desenvolver a economia criativa, cultura e inovação capixaba.
No primeiro andar, juntamente à recepção, existem mesas de uso livre e um auditório com capacidade para 70 pessoas.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Nos outros dois andares, encontram-se salas de uso compartilhado disponíveis para toda a população, assim como salas de reuniões que requerem agendamento prévio.
O espaço também conta com uma sala criativa e o Lab Maker, ambientes que se diferenciam do convencional dos escritórios.
Funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, o Hub já sediou aproximadamente 200 eventos gratuitos, que variam de encontros culturais, oficinas, palestras a feiras empreendedoras.
Nesta segunda-feira, o Hub ES+ foi sede do lançamento da versão do Vibes 2.0, aplicativo gratuito para celular. A plataforma conta com uma página no jornal Folha Vitória, trazendo informações sobre pontos turísticos, bares e restaurantes da Grande Vitória e da região do Caparaó.
“Com essa nova versão do Vibes 2.0, o Folha Vitória provavelmente vai ser a primeira página de notícias do Brasil a utilizar a inteligência artificial para qualificar e personalizar as informações de turismo e lazer”, anunciou o CEO da plataforma, Fernando Gregório.
Serviço:
Data e horário: Aberto de segunda à sexta-feira, de 8h às 20h, e aos sábados, de 08h às 20h.
Local: Praça Costa Pereira, 30 – Centro, Vitória – ES, 29010-080.
Informações e atendimento ao público:
Instagram instagram.com/hubesmais/ / Site – esmaiscriativo.es.gov.br/hubesmais
O Hub ES+ é uma iniciativa do Governo do Estado com a Secretaria de Cultura.
LEIA TAMBÉM: Chuva no RS: bombeiros do ES chegam a Porto Alegre para ajudar em resgates e buscas
Iniciativa segue os mesmos passos do mercado
A iniciativa pública segue os mesmos passos do Hugb, o hub de inovação do Grupo Buaiz, que investe em tecnologia e ajuda startups a darem o “start”.
“No nosso caso a gente também trabalha com investimento em startups, então a gente busca algum serviço, ou elas vêm até a gente. Tem a questão de fechar parceria para negócios ou apenas investir nela”, explicou Silvelane Gomes, assistente de projeto.
De acordo com ela, a ideia é levar projetos para frente, além de estabelecer parcerias duradouras para o futuro.
“Essas parcerias são geralmente para desenvolver projetos. Às vezes tenho um projeto em casa que não tenho braço para executar, aí busco essas parcerias. Consequentemente ela pode virar um investimento”
A head de inovação do Hub Base 27, Polyana Rosa, destacou que a ideia é que as pessoas possam trabalhar e crescer juntas.
“A ideia é essa mesmo, que as pessoas trabalhem juntas e possam trocar umas com as outras, compartilhar crescimento e inovações, e crescer juntas.”