Sexta-feira (29) é dia de Black Friday e há quem já esteja na expectativa pelos descontos. Para quem quer aproveitar a oportunidade de promoções imperdíveis sem problemas, o Procon de Cachoeiro reuniu oito dicas, que prometem proteger o bolso de quem irá às compras.
Segundo o coordenador do Procon, Rogério Athayde, muita gente, hoje em dia, organiza-se para a data, que tem ficado, cada vez mais, popular no Brasil. Mas ela pode virar sinônimo de dor de cabeça para os consumidores, pois há aqueles que aproveitam a ocasião para tirar vantagem dos menos atentos, principalmente, no comércio virtual.
Mais importante do que isso, ressalta o coordenador, é evitar o consumo pelo consumo. “Devemos, sempre, pesquisar e nunca comprar por impulso. Antes de fechar negócio, é válido fazer a pergunta: eu quero ou eu preciso?”, recomenda.
Confira as dicas!
– Só compre se o fornecedor cumprir a oferta. Antes de confirmar o pagamento, observe se o preço é o mesmo indicado na oferta. Guarde todos os documentos relacionados à compra. Se o negócio for feito pela internet, anote o endereço eletrônico da loja virtual; salve no seu computador e imprima toda a descrição da oferta, o prazo de entrega, assim como a confirmação do pedido realizado com sucesso.
– Desconfie de ofertas mirabolantes, especialmente, se a loja for desconhecida. Vale fazer uma boa pesquisa dos produtos desejados antes do início da Black Friday. Assim, é possível ter noção dos preços e, realmente, obter economia. Atenção também ao valor cobrado pelo frete, que pode ser tão alto a ponto de não compensar o desconto.
– Fuja de publicidade enganosa! Anunciar produto não disponível no estoque é publicidade enganosa. Ao divulgar a oferta, a empresa deve informar a quantidade disponível para a venda. E, assim que acabar, deve retirar os anúncios e informar aos clientes sobre a falta. O consumidor enganado pode escolher outro produto de qualidade igual ou superior na loja ou cancelar o negócio, tendo o valor devolvido em dobro, se houver cobrança indevida, sem prejuízo de reparação por dano moral em casos considerados graves pelo Judiciário.
– Procure lojas confiáveis: confira a credibilidade da loja. Para isso, procure, no site, informações como razão social, CNPJ, endereço e outras formas de contato (SAC). Se não encontrá-las, desconfie. Evite também aquelas que só oferecem boleto bancário como opção de pagamento.
– Comprou pela internet, mas não gostou do produto? Você pode desistir! Em compras feitas fora do estabelecimento comercial, seja por telefone, catálogos, em domicílio ou internet, o consumidor tem o direito de arrependimento. O prazo para desistência é de sete dias a partir do recebimento da mercadoria.
– Não se endivide para comprar. Lembre-se de que parcelamento é dívida.
– Evite realizar suas compras pela internet em lan houses ou computadores públicos. Dê preferência ao seu computador, protegido por programas antivírus, a fim de dificultar a ação dos hackers que ficam atentos a esse tipo de evento para apoderar-se de seus dados pessoais.
– Fique atento às letras de rodapé, pois garantia do produto, política de troca e prazo de entrega também podem virar pegadinha durante esse evento. Guarde todos os comprovantes do processo de compras: e-mails, boletos, extratos, comprovantes do cartão de crédito e protocolos de atendimento.