Economia

Procon de Vitória divulga pesquisa com opções de presentes

Com o Dia das Mães chegando, as sugestões e dicas vão desde canecas em homenagem às mães a smartphones, panelas, perfumes e bijuterias para agradar

Perfumes são boas opções de presentes para o Dia das Mães  Foto: Divulgação/Prefeitura/ Elizabeth Nader

Em contagem regressiva para o Dia das Mães, os filhos estão batendo pernas ou visitando lojas em busca de presentes que agradem suas mães, sem desajustar todo o orçamento. Para facilitar nessa tarefa, o Procon de Vitória foi às ruas ouvir o que algumas mães gostariam de ganhar de presente no próximo domingo (8) e montou uma lista de sugestões, com preços e as melhores opções no mercado.

A equipe do Procon de Vitória montou uma lista com quase 100 opções de presentes e apontou onde encontrá-los com os melhores preços

Quem tiver interesse de presentear com modelos de celular smartphone pode ter que desembolsar até R$ 5.499,00, dependendo da marca e modelo do aparelho. A variação de preço de uma loja para outra de uma mesma marca e modelo chega a 58,89%.

Para as mães que são apaixonadas por chocolate, as opções são variadas e os preços também, o que pode chegar a uma diferença de até 381% de um produto para outro dentro de um mesmo estabelecimento.

Se você se assustou com os preços e suas variações, uma opção pode ser investir nos buquês de flores. Os tradicionais buquês de rosas apresentaram uma variação máxima de 60% entre floriculturas.

Alerta aos consumidores

O gerente do Procon de Vitória, Carlos Magno Pimentel Junior, destacou a importância da pesquisa. “Estamos prestando mais um serviço para a sociedade. Com a pesquisa, alertamos os consumidores para a necessidade constante de verificar os preços e comparar antes de comprar qualquer produto e até contratar serviços. Antes de comprar de avalie, pesquise e peça descontos”.

Mães dão dicas

Apesar dos gostos diferentes por esse ou aquele presente, todas as mães são unânimes em dizer que dão mais importância para a intenção e para as demonstrações diárias de carinho e respeito por elas do que para o valor dos itens.

A exemplo da dona de casa Maria Antônia Ferreira, de 49 anos. Ela contou que gostaria de ganhar de presente dos filhos Miguel e Lourenço algo para para ir à igreja ou um celular novo. “Ficaria muito feliz se ganhasse uma sandália nova, bonita e com uns brilhos. Outra coisa boa seria um celular desses bons. Mas é difícil”.

Agora, quem acha que mãe não gosta de receber presentes para a casa está enganado. A dona de casa Antonilda Gomes disse que gostaria de aproveitar a data para trocar a geladeira. “O melhor presente seria uma geladeira dessas modernas, grande, mas sei que é uma coisa cara e difícil de ganhar agora. Ficarei feliz até mesmo se receber flores”, comentou.

A professora Lourdes de Carvalho Vianna, 55, contou que queria mesmo uma panela para fritar salgadinhos. “Sou apaixonada por aquela panela que frita sem gordura. Imagina fazer franguinho a passarinho sem dar cheiro na casa e sem alterar o colesterol”.

A auxiliar de serviços gerais Cristiana Ferreira Siqueira, de 29 anos, revelou que o melhor presente que poderia receber no Dia das Mães seria uma cama de casal. “Acordo cansada dormindo espremida numa cama de solteiro”, explicou ela. Mãe de quatro filhos, com idadse entre 14 anos e 1 ano e 4 meses, Cristiana admite que é um presente muito difícil de ganhar no próximo domingo. “Estava há mais de um ano desempregada. Tenho muita conta para acertar, então o que ganhar ficarei feliz”.