Economia

Procon-ES: crédito consignado lidera atendimentos em 2024

O crédito consignado lidera demandas, com 7.068 atendimentos; crescimento reflete a confiança dos consumidores no Instituto

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) realizou 49.732 atendimentos em 2024, um aumento de quase 30% em relação ao ano anterior. Crédito consignado foi a principal demanda, representando 7.068 atendimentos, um crescimento de 58,6% na comparação com 2023.

LEIA TAMBÉM:

Verão em Linhares tem exposição sobre tartarugas marinhas

Fim de semana no ES tem alertas de chuvas e ventos de até 100 km/h; veja cidades

Convento da Penha tem horário de visitação estendido durante as férias; confira

Outros problemas destacados incluem cartões de crédito (5.380 atendimentos), serviços bancários (2.351), internet (2.286) e eletrodomésticos e eletrônicos (1.763). Energia elétrica (1.529) e planos de saúde (849) também estão entre as principais reclamações.

Principais demandas dos consumidores

Os consumidores procuraram o Procon-ES principalmente por questões como:

• Negociações de dívidas;

• Cobranças indevidas;

• Problemas contratuais, como cláusulas abusivas;

• Produtos ou serviços com qualidade inferior ao prometido;

• Lançamento de serviços não contratados ou sem consentimento.

• Confiança Crescente no Procon-ES

Para diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, o aumento nos atendimentos reflete a confiança da população no trabalho do Instituto.

Estamos ao lado da população, orientando e garantindo o respeito aos seus direitos. É essencial que o consumidor esteja atento às suas relações de consumo, analisando contratos, observando movimentações financeiras e denunciando práticas abusivas,” afirmou.

Como registrar reclamações

Os consumidores podem registrar reclamações pelos seguintes canais:

Presencialmente:

Sede Procon-ES: Avenida Jerônimo Monteiro, 935, Centro, Vitória. Atendimento mediante agendamento pelo site agenda.es.gov.br.

Faça Fácil Cariacica: atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados até 13h, com agendamento em facafacil.es.gov.br.

Online:

Pelo Atendimento Eletrônico no site procon.es.gov.br;

WhatsApp: envio de dúvidas e denúncias pelo número (27) 3134-8499;

Documentos Necessários:

Para formalizar a reclamação, é necessário apresentar:

Carteira de Identidade e CPF;

Comprovantes de compra ou serviço (nota fiscal, boletos, contratos, etc.).

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana Repórter
Repórter
Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Atua como repórter do Núcleo SEO da Rede Vitória no Folha Vitória.