
O Procon estadual lançou um novo canal virtual para registro de denúncias. O objetivo da nova ferramenta é ajudar a população nos relatos de supostas violações contra a defesa do consumidor de forma rápida e prática.
Assim, o novo canal permite que as pessoas possam registrar denúncias a qualquer hora e de qualquer lugar, diretamente pelo site do Procon-ES.
LEIA TAMBÉM:
- Variação do preço dos ovos de Páscoa chega a 155% na Grande Vitória
- Feicon 2025 reflete otimismo da Construção Civil
- Inflação de março fica em 0,56%. Tomate, café e ovo pressionam índice
A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, destacou a importância da nova plataforma.
“Com o novo canal virtual, buscamos tornar o processo de denúncia mais acessível e eficiente, garantindo que os consumidores possam exercer seus direitos de forma plena e segura”, afirmou Nogueira.
O instituto afirma que todas as denúncias serão analisadas pela equipe de fiscalização, de acordo com a ordem de chegada ou gravidade do problema.
Dessa forma, quando forem encontradas irregularidades, poderão resultar na abertura de processos administrativos e aplicação de multas ou outras penalidades.
Além disso, o Procon-ES informa que, antes de registrar uma queixa, o consumidor deve identificar se o problema é de natureza individual ou coletiva.
Ou seja, se o problema for na compra de um produto ou na contratação de serviços, é uma queixa individual e deve ser registrada pelo menu Atendimento Eletrônico.
Entretanto, quando a situação pode prejudicar mais consumidores ao mesmo tempo, são problemas coletivos. Assim, a população pode fazer o registro no menu Denúncia Eletrônica.
De acordo com o diretor de Fiscalização do Procon-ES, Fabrício Pancotto “é fundamental que o cidadão saiba que pode contar com o Procon Estadual para defender seus direitos e nosso novo canal de denúncias vai tornar mais fácil nossa comunicação.”
Como registrar uma denúncia no novo canal
- Acesse o site do Procon-ES.
- Clique no menu “Denúncia Eletrônica” na página principal.
- Acesse sua conta “Acesso Cidadão” usando seu login e senha. Se ainda não possui uma conta, é necessário realizar o cadastro.
- Preencha o formulário disponível.
- Anexe documentos e/ou fotos no formato PDF que comprovem a denúncia.
- Clique em enviar.
- O denunciante irá receber atualizações sobre o processo no email cadastrado.
Após o envio da denúncia, é possível acompanhar o andamento do processo por meio da conta no E-docs, utilizando o número de protocolo fornecido na confirmação. Essa página se encontra também no Acesso Cidadão.
Além disso, o consumidor pode enviar um e-mail para [email protected].