Na próxima quinta-feira (27), os lojistas da Grande Vitória irão vender produtos sem o valor dos impostos embutidos, com isso, as compras podem sair 70% mais baratas. A ação é a 15ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), comandada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem Vitória.
O objetivo da campanha é chamar a atenção da população sobre a alta carga tributária brasileira e, dentre os participantes, está o Shopping Vitória. A CDL Jovem negocia ainda com outros estabelecimentos.
Em razão da pandemia de covid-19, o Dia Livre de Impostos será em formato híbrido, ou seja, presencial e on-line. Além disso, a CDL Jovem Vitória promoverá lives com a apresentação dos produtos das lojas participantes que serão vendidos com desconto.
A transmissão será no dia do evento, diretamente da loja-conceito, que foi construída para demonstrar os produtos vendidos no dia da campanha.
“As lives acontecerão durante todo o dia, em diversos horários, e vão falar dos descontos, da importância da realização dessa campanha e também irão direcionar os consumidores para as compras, que poderão ser presenciais, via e-commerce ou por Whatsapp, dependendo de como estará o funcionamento de cada loja”, informou a diretora de Marketing da CDL Jovem Vitória, Marcella Moysés.
Além disso, nesta quinta-feira (20), às 12 horas, a CDL Jovem Vitória irá realizar uma live para esclarecer todas as dúvidas sobre o Dia Livre de Impostos (DLI) deste ano.
Segundo o coordenador da DLI no Espírito Santo, Bruno Lima, a live será destinada tanto para empreendedores quanto para o público em geral.
“É uma forma de divulgar o evento para lojistas e empresários, informando como eles podem aderir à campanha, mas também será um meio de promover um debate mais amplo sobre sistema tributário no País para toda a população. E assim, provocar questionamentos sobre como o dinheiro dos nossos impostos está sendo aplicado, dentre outros pontos”.
Brasileiro trabalha 5 meses para pagar impostos
De acordo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o brasileiro trabalha, em média, 153 dias (5 meses) por ano só para pagar impostos. Apenas nos setores de Maquiagem e Eletrônicos, as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente.
Ainda de acordo com o IBPT, em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada impostos e está em último lugar como país que melhor retorna o dinheiro para a população.
*Com informações da CDL Jovem Vitória