
O Poder da TV no Mundo Conectado, um dos assuntos de grande discussão no mundo da comunicação, foi debatido durante um fórum organizado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Espírito Santo (Sertes) na manhã desta quarta-feira(3) em Vitória.
O evento, que recebeu 200 convidados, teve a participação do mercado anunciante, professores de cursos de comunicação, publicitários, profissionais de imprensa, acadêmicos e diretores de emissoras do Espírito Santo. Na ocasião, a diretora comercial Sul e Sudeste da Kantar IBOPE Media, Giovana Alcantara, fez uma apresentação sobre o tema.
Segundo Giovana, os dados da Kantar IBOPE Media indicam que atualmente 96% das pessoas assistem TV em um aparelho de televisão por meio de um serviço online semanalmente e 52% pagam por TV/vídeo por assinatura. Além disso, 89% leem notícias em um jornal impresso ou online via aparelho móvel semanalmente.
“É interessante ressaltar que estamos em uma nova era do consumo, na qual o consumidor está mais consciente, seja em relação ao meio ambiente, aos serviços que usa ou mesmo com a forma como se relaciona com o mundo. Hoje, conta mais uma experiência vivenciada do que a conquista de um produto e isso reflete na maneira em que essas pessoas consomem mídia. Com o bombardeio constante de informação, o indivíduo passa a reter somente aquela informação que ele considera relevante para si. Por isso, é cada vez mais importante para os meios de comunicação produzir conteúdo realmente relevante para as pessoas – algo que valha a experiência”, destacou.
Mercado Capixaba
O presidente do Sertes e vice-presidente da Rede Vitória, Fernando Machado, destacou a importância de o evento reunir, em um mesmo ambiente, profissionais da área da comunicação e de empresas que investem nos veículos de comunicação para divulgar seus produtos ou serviços.
“Um dos maiores méritos do fórum é a participação da Giovana Alcantara, uma profissional do Kantar IBOPE Media, um dos maiores institutos de pesquisa de mercado da América Latina. Ela pode apresentar para todos nós o poder da TV no mundo conectado com base nos 15 principais mercado do país, onde o Espírito Santo está inserido”, destacou.
Confira a galeria de fotos do evento
Segundo o Diretor de Administração, RH, Finanças e Controladoria da Rede Gazeta, Helder Luciano de Oliveira, o evento visa unir as emissoras de comunicação do Espírito Santo para refletir sobre o momento e o futuro do mercado. ” O evento, que tem o objetivo de disseminar informações sobre o mercado, vem marcar a primeira de muitas ações que o Sertes realiza para fortalecer o meio. Com isso, mostramos a força da TV aberta, que é sucesso, sempre foi sucesso e continuará sendo”, Ressalta Helder Luciano.
O Diretor da TV Guarapari, Ricardo Conde, destaca a importância de discutir o tema central do fórum. “O desenvolvimento tecnológico é muito veloz hoje. Com isso, muitas vezes os profissionais e o mercado não conseguem acompanhar tamanha evolução. O evento serve justamente para mostrar ao mercado como que a tecnologia está refletindo na televisão e como ela deve ser aproveitada comercialmente.
Para Maria Inês Altoé, gerente comercial da TV Capixaba, o evento atendeu as expectativas do mercado capixaba, uma vez que apresentou pesquisas e informações sobre o tema. “Os desafios de um mundo cada vez mais conectado devem ser analisados e pensados de forma conjunta, por isso os representantes dos meios de comunicação do Espírito Santo estão presentes. Dessa forma, temos que entender as mudanças de comportamento do consumidor para produzir e entregar, cada vez mais, um conteúdo de relevância.