Todos os anos o mercado de trabalho apresenta novos desafios, principalmente para quem está na fase de escolher qual profissão seguir. Com a força da tecnologia cada vez mais presente, a promessa é que as profissões que conectem o mundo digital com o mundo real sejam a aposta para os próximos anos.
Profissionais que atuam em áreas como a cybersegurança, impressão 3D de produtos (desde peças industriais até alimentos), analista de internet das coisas, especialista em big data e programador de máquinas estão dentro da chamada Quarta Revolução Industrial que está acontecendo agora.
Também conhecida como Indústria 4.0, a Quarta Revolução Industrial é um processo que não visa apenas tornar a produção industrial mais barata, sustentável e eficiente, mas também fornecer melhores serviços e tornar o trabalho mais humano possível.
Para o Superintendente do Sesi-ES e Diretor Regional do Senai-ES, Mateus de Freitas, a disseminação das tecnologias digitais é o principal agente destas mudanças. “O mercado é um ambiente cada vez mais competitivo. Clientes querem produtos de qualidade, customizados e com preços cada vez menores. As empresas que conseguirem entregar estes requisitos de forma cada vez mais eficiente se destacarão no mercado”, afirma.
Mateus ainda completa dizendo: “Existem somente dois caminhos: equipe qualificada e de alta performance e incorporação de tecnologias que aumentem a produtividade e eficiência da organização. O profissional já deve entrar no mercado atualizado e conectado com as necessidades das empresas”.
Estar de acordo com o que o mercado precisa e com o que você gostar de fazer é primordial para o sucesso profissional. “Com esses dois fatores, o interesse por manter-se atualizado e aprimorar os conhecimentos será maior. Este será o grande diferencial do profissional do futuro: manter-se atualizado com as ferramentas e técnicas disponíveis na respectiva área de atuação”, ressalta Mateus de Freitas.
Profissões do passado
Por conta de todo esse poder da tecnologia e da economia e facilidade que ela oferece, algumas atividades devem sair do mapa em breve. Todas as profissões que possuem uma alta carga operacional e repetitiva, ou seja, atividades que podem ser desempenhadas por um robô trazendo maior segurança e produtividade para o processo, tendem a encolher ou desaparecer.