Nesta quinta-feira (30) foi lançado o Programa Bandes de Investimento nos Municípios do Espírito Santo (Procidades), que disponibiliza um crédito de R$ 200 milhões para as prefeituras capixabas até 2022. O programa é do Governo do Estado, operado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).
O programa oferece financiamento às prefeituras do estado para o investimento em obras civis, aquisição de máquinas, equipamentos, tecnologias de informação e veículos. Segundo o Bandes, o Procidades é uma alternativa para as prefeituras manterem sua capacidade de investimento em serviços prestados à população.
Para o governador Renato Casagrande é preciso gerar empregos já. “Essa parceria que firmamos hoje é importante para o Estado e precisamos entender que estamos na hora de gerar empregos. Bom que a gente compreenda que enfrentamos falta de oportunidades e vamos encontrá-las com parcerias, melhorando a infraestrutura, fazendo investimentos em educação, em formação profissional, em inovação. Hoje estamos assinando um instrumento para que os municípios possam ampliar seus investimentos”, diz o governador.
Segundo Casagrande, o município que tiver necessidade de uma obra estruturante importante pode acessar o crédido por meio do Bandes. “É uma injeção de recurso para que a gente anime o trabalho em cada município e isso melhorará a estrutura das cidades, gerando emprego, ao mesmo tempo em que nós continuamos com nossas parcerias em cada região. Tomei a decisão de não paralisar nenhuma obra que tenha recursos de financiamento. A economia nacional está muito incerta, a política está muito incerta, mas nós aqui no Estado temos que fazer a nossa parte”, afirma.
Para o diretor-presidente do Bandes, Maurício Cézar Duque, essas iniciativas compõem o conjunto de projetos estruturantes do banco de fomento para os municípios. “As novas diretrizes do Bandes preveem ações de fomento e financiamento aos municípios capixabas. A criação da linha de financiamento é uma das alternativas criadas pela diretoria para acelerar o desenvolvimento regional do Estado e é apenas uma das opções de financiamento que serão disponibilizadas para as prefeituras. O programa contará com diversas outras fontes de financiamento para promover recursos aos municípios para a realização de investimentos e modernização da gestão pública”, resume Duque.