Iniciadas em 2005, as obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Vitória ganharam mais uma promessa. Conforme anunciou a presidente Dilma Rousseff (PT), durante viagem ao Espírito Santo, na manhã da última quarta-feira (02), todo o processo licitatório será refeito.
Segundo a presidente, a expectativa é de que a abertura das propostas ocorra no mês de outubro. No entanto, não firmou prazo para o início efetivo das obras. De acordo com o edital, publicado no Diário Oficial da União, na quarta-feira (02), serão contratadas obras de construção do novo terminal de passageiros, novo sistema de pistas, pátio de aeronaves. O prazo de execução das obras é de dois anos e meio a partir da emissão da ordem de serviço.
De acordo com a Infraero, o novo terminal de passageiros do Aeroporto de Vitória terá 28 mil metros quadrados e está projetado para ampliar a capacidade total de atendimento de passageiros, que passará dos atuais 4,2 milhões de passageiros por ano para 9,8 milhões passageiros por ano (terminal atual e novo). Serão cinco pontes de embarque, 31 balcões de check-in e nova área de estacionamento de veículos, passando das atuais 592 vagas para 2.054 novas vagas.
A nova pista, por sua vez, terá 2.058 metros de extensão por 45 metros de largura e será construída em direção ao mar, contribuindo em termos ambientais, com a redução dos níveis de ruídos aeronáuticos e vibrações sobre o entorno urbano do aeroporto.
Confira os detalhes dessa história:
2005
As obras do Aeroporto de Vitória tiveram início em janeiro de 2005, sob responsabilidade do consórcio Camargo Corrêa, Mendes Júnior e Estacon. No mesmo ano, o então presidente Lula visitou a capital capixaba e prometeu a finalização da reforma para o ano de 2007. As obras estavam estimadas em R$ 434 milhões, e tanderia 2,1 milhões de passageiros por ano.
2006
No entanto, em 2006 o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou uma vistoria no terminal e constatou diversas irregularidades, entre elas, o sobrepreço de R$ 43 milhões. No mesmo ano foi determinada a retenção dos pagamentos ao consórcio. O teto da retenção chegava a 20%.
2007
Em abril 2007, o consórcio decidiu suspender as obras alegando insegurança política. No mês de novembro do mesmo ano, as obras foram retomadas em ritmo lento.
2008
Em julho de 2008, ano em que estava prevista a entrega completa da reforma, as obras foram paralisadas definitivamente por determinação judicial. De acordo com o consórcio formado por Camargo Correa, Mendes Junior e Estacon, 40% do projeto já havia sido executado, de um total contratado de R$ 337 milhões.
2009
Em maio de 2009, a Infraero divulgou novo cronograma para as obras de reestruturação do aeroporto, com previsão da retomada dos trabalhos em maio de 2010. Em julho do mesmo assim, documentos relacionados à reforma desaparecerem e as obras se tornaram caso de polícia.
2010
Em 2010, durante visita à capital capixaba, o secretário executivo do Ministério do Planejamento, João Bernardo Bringel, disse que alterações previstas para a lei das licitações poderiam agilizar a retomada das obras de ampliação e modernização do Aeroporto Eurico Salles.
2011
Os “puxadinhos” inaugurados no Aeroporto de Vitória, em 2011, ganharam repercussão nacional. De acordo com a Infraero, os dois Módulos Operacionais Provisórios (MOP) ampliariam em até quatro vezes a capacidade do terminal.
2012
Em maio de 2012, a Infraero abriu uma concorrência para a execução das obras de reforma, ampliação e adequação das áreas comerciais e operacionais. Para as intervenções, estavam previstos investimentos de R$ 7,91 milhões.
Em novembro do mesmo ano, o Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, autorizou, a Infraero a contratar o projeto de engenharia para a retomada das obras de ampliação e reforma do aeroporto de Vitória.
2013
Em novembro, a entrega dos orçamentos referente à retomada das obras de construção do novo terminal de passageiros foi adiada para o dia 31 de janeiro de 2014. O atraso ocorreu a pedido do próprio consórcio responsável pelos serviços.
2014
Em fevereiro deste ano, as obras do aeroporto de Vitória ganharam um novo capítulo. O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, recebeu os projetos executivos e de orçamento para a ampliação do Aeroporto de Vitória. A expectativa era de que as obras fossem retomadas em junho. No entanto, a Corte fez uma análise detalhada do projeto e entendeu que havia um sobrepreço no orçamento apresentado pela Infraero. Com isso, os ministros pediram uma nova licitação.
No mês de maio, a Infraero havia informado por meio de sua assessoria de imprensa que o lançamento do novo edital para a retomada das obras de ampliação do aeroporto de Vitória poderia ser divulgado até o dia 23 daquele mês. No entanto, no mesmo mês, informou que não havia nenhuma novidade a respeito e que não há previsão ou prazos de quando o edital será lançado.
Na última quarta-feira (02), o edital para a contratação das obras foi publicado no Diário Oficial da União. Em visita ao Espírito Santo, no mesmo dia, a presidente Dilma informou que a expectativa é de que a expectativa é de que a abertura das propostas ocorra no mês de outubro. O novo terminal terá capacidade para atender 10 mil passageiros por ano.