A Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae, será realizada este mês e contará com negócios modelo e espaços para atendimento personalizado
Do dia 12 a 17 de julho, o Pavilhão de Carapina deve receber cerca de 50 mil pessoas que buscam compartilhar suas vivências com outros empreendedores e ainda adquirir conhecimentos para colocarem em prática no mercado
Do dia 12 a 17 de julho os capixabas poderão emergir no mundo do empreendedorismo durante a Feira do Empreendedor, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES). O Pavilhão de Carapina abre as portas para receber o evento que tem como objetivo atender, de maneira especializada, todo tipo de empreendedor, desde aquele que já tem uma empresa, até quem sonha em abrir o próprio negócio.
A expectativa é receber cerca de 50 mil visitantes durante os seis dias de evento. Ao todo, a Feira terá cerca de 20 espaços dedicados aos empreendedores e potenciais empreendedores, com mais de 50 horas de programação.
Com espaços diversificados, os visitantes poderão se inspirar com os negócios modelo na alameda do empreendedorismo. Salão de beleza, Pet Shop, Padaria e Loja de Moda fazem parte desse espaço que contará com capacitações e atendimentos voltados para estes segmentos, além de aulas show.
O evento do Sebrae/ES também terá atendimentos personalizados com orientações alinhadas de acordo com o propósito de cada empreendedor.
No Checkup Sebrae, o empreendedor vai receber uma avaliação do negócio, independente do momento de jornada em que esteja e poderá contratar produtos. O espaço também funcionará como um grande direcionador para o público da Feira. Já no Mundo MEI, as orientações e serviços estão voltados para os microempreendedores individuais.
A programação de maneira geral contempla palestras, cursos e oficinas, além de espaços que promovem a criatividade, inovação e networking entre empresas e empreendedores.
A experiência dos empreendedores com o Sebrae
A ideia de empreender já era um desejo antigo da sócia do Dona Martha Delícias, Marta Amélia. Após sua aposentadoria, juntamente de sua filha, elas resolveram tornar esse sonho realidade. Com o plano em ação, a maior dificuldade encontrada pelas duas foi a pandemia, mas rapidamente ambas conseguiram se adaptar à era digital e crescer a ponto de conquistarem uma loja física.
Durante seu desenvolvimento profissional, as empreendedoras contaram com uma ajuda especial. “O Sebrae me ajudou em vários cursos para montar nosso empreendimento. Além disso, nos ensinou a transformar nosso negócio em algo lucrativo com público alvo, planejamento, estratégias, marketing, entre outros aspectos”, diz.
Atualmente seu empreendimento está em crescimento. “Começamos apenas com uma fábrica, quase sem equipamentos. Hoje temos uma fábrica toda equipada, uma loja linda, um quintal para receber os clientes e muitos planos futuros. Me sinto tão alegre e feliz de ver isso tudo acontecendo, uma vez que sempre foi um sonho que se tornou realidade. Agora trabalho feliz e com muitas metas a serem realizadas”, expressa.
Marta ainda conta que comparecerá à Feira do Empreendedor. Cheia de expectativa, para ela essa será uma ótima oportunidade de aprender ainda mais com colegas empreendedores e ter a chance de contemplar muitas novidades.
Outro que está contando os dias para ver o que a Feira terá a oferecer é o Eliano Soares, do Salão do Léo. Ele se lembra de que no início do seu empreendimento a situação não estava fácil. Sua empresa tinha pouca renda comercial e ele tinha dificuldade de pagar o aluguel. Por conta disso, ele procurou o Sebrae. “Por meio de palestras e orientações eu pude aprender e com isso sinto que dei a volta por cima. Dentro de oito anos as diferenças são muitas”, lembra.