Com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, o setor de e-commerce apresentou crescimento e, segundo relatório apresentado pela Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado, teve aumento de 73,4% em relação ao mesmo período de 2019. A quantidade equivale a 132,6 milhões de compras online.
O faturamento total do setor no período foi de R$ 53,4 bilhões, valor 66,1% maior do que o registrado no primeiro semestre do ano passado. Para se ter uma ideia do crescimento, ao menos 29,5 milhões de pessoas fizeram uma compra.
Ao analisar o perfil de consumidores, é possível perceber que a maior parte dos compradores é formada por mulheres (correspondem a 55,8% do total observado este ano), ante 44,2% de homens.
Em relação à faixa etária, a maior parte dos consumidores tem entre 36 e 50 anos (32,4%). Em seguida, estão os que têm entre 26 e 35 (30,8%) e aqueles de até 25 anos (21,3%). Por último, 15,5% estão acima dos 51 anos.
Em média, consumidores fizeram 5 compras no primeiro semestre deste ano (ligeira alta em relação às 4 observadas no ano passado). O gasto médio por pessoa foi de R$ 1654,00 – valor ligeiramente mais alto do que o do ano passado, de R$ 1443,00.
Entre as categorias mais compradas, Moda e Acessórios (escolhida por 14,8 milhões de consumidores), Telefonia (com 8,2 milhões de compradores) e Eletrodomésticos (5,8 milhões) lideram. Em quarto e quinto lugar estão: Informática (5,6 milhões) e Eletrônicos (5,2 mihões).
Por último, uma análise do tíquete médio de cada categoria mostra que Telefonia é a campeã, com R$ 2.076,00; em seguida estão Eletrodomésticos, com R$ 1632,00 e Eletrônicos, com R$ 1512,00. Informática, com R$ 1268,00 e Moda e Acessórios, com R$ 449,00, ocupam as últimas posições do “Top 5”, respectivamente.