Na próxima terça-feira (08), a Receita Federal irá liberar a consulta ao sétimo e penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda 2016. No total, 46.975 serão contemplados e o pagamento dos R$ 53.011.572,31 será realizado no dia 16 de novembro.
Os valores estão corrigidos pela Taxa Selic de maio a novembro desse ano (7,76%). Em todo país, 2,25 milhões de contribuintes receberão restituição, o que totaliza R$ 2,75 bilhões.
Serão liberadas também restituições dos exercícios de 2008 a 2015 de declarações que deixaram a malha fina. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ligar para o Receitafone (146) ou utilizar o aplicativo para tablets e smartphones.
O último lote regular está programado para dezembro. Depois, serão liberados lotes residuais no próximo ano. O contribuinte deve consultar a página da Receita, serviço e-CAC, para verificar o extrato da declaração. No endereço é possível saber se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.