O número de endividados no Espírito Santo é de 686.336 pessoas, de acordo com dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória (CDL). Esse número representa um crescimento de 5,65% no mês de outubro deste ano em relação ao mesmo período de 2017.
O indicador ainda revela que o número geral de registros é superior a dois milhões. A maior parte dos consumidores inadimplentes são do sexo feminino (59,90%). O número de consumidores masculinos é de 40,10%.
O maior número de negativados está concentrado na faixa etária entre 30 a 39 anos (25,82%). Na sequência, estão os consumidores de 40 a 49 anos (23,44%); de 50 a 64 anos (20,64%); acima de 65 anos (10,38%), de 18 a 24 anos (10,22%) e 25 a 29 anos – 9,49%.
Tipos de dívidas
De acordo com o SPC Brasil, o crescimento mais expressivo foi o das dívidas bancárias, que incluem cheque especial, cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e seguros, cuja alta foi de 7,74%. Também houve alta em atraso de contas com empresas do setor de comunicação (7,56%), enquanto as contas atrasadas de serviços básicos, como água e luz, sofreram aumento de 4,46%.
Na avaliação do SPC Brasil, a inadimplência do consumidor continua elevada mesmo com o fim da recessão, pois a recuperação econômica segue lenta e ainda não há impacto considerável no mercado de trabalho. A entidade afirma ainda que os consumidores que quiserem gastar com as festas de final de ano devem aproveitar os bônus, como o décimo-terceiro salário, para renegociar suas dívidas em condições mais vantajosas.
O indicador de inadimplência do consumidor reúne todas as informações disponíveis nas bases de dados às quais o SPC Brasil e a CNDL têm acesso. As informações disponíveis referem-se a capitais e interior das 27 unidades da federação.