A crise que assola o Brasil está dificultando cada vez mais a vida dos consumidores de todo o País. No Espírito Santo, a situação não está diferente. Segundo uma pesquisa feita com usuários de um aplicativo de economia, quase a metade da população do Estado está com dificuldades para controlar as contas pessoais.
Entre os principais fatores para o endividamento estão os constantes aumentos em produtos e serviços essenciais para a população, como energia e alimentação.
O levantamento feito pelo Guiabolso, um aplicativo de smartphone voltado para finanças pessoais que conta com 14 mil usuários no ES, mostra que 48% gasta mais do que ganha. Quando se fala em saúde financeira, o desempenho do Espírito Santo, segundo a ferramenta, é o pior da Região Sudeste e o sétimo do País.
Entre os consumidores estudados, apenas 21% conseguem poupar parte dos recursos para fazer alguns investimentos. A análise dos dados revela, ainda, que 3% das pessoas que consomem mais do que tem de receita estão com dívidas no cheque especial, uma das modalidades de crédito mais caras e que somou taxas de juros de mais de 230% no ano, segundo informações do Banco Central.