A crise hídrica tem alterado a rotina de muitas famílias brasileiras, que estão fazendo de tudo para economizar água. Mas, quando se fala em economia, também é preciso lembrar da energia, já que ela é gerada, principalmente, pelas usinas hidrelétricas.
Dentro de casa, é possível tomar algumas atitudes para diminuir o consumo de energia. Uma delas é fazer a troca das lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou de led. Disponível no D&D Home Center, a lâmpada da Taschibra, com 9 wats de potência, dura aproximadamente 25 vezes mais do que as do tipo incandescentes e três vezes mais do que a lâmpada fluorescente compacta.
Para quem não resiste ao calor, o ar-condicionado do tipo split é a opção mais econômica. Com capacidade de 12.000 BTU, o modelo Split LG Smille Hi-Wall, disponível na Dadalto, possui compressor rotativo, operação silenciosa e ainda conta com as funções sleep timer, onde é possível ajustar o tempo e programar o desligamento do produto automaticamente. Além disso, o aparelho tem a tecnologia energy saving, que permite cerca de 50% a mais de economia de energia em relação a outros aparelhos.
Outra opção é o climatizador. Esse aparelho funciona melhor em espaços menores e para ser usado, não é necessário que se isole o cômodo. O produto da Midea consome até nove vezes menos energia do que um ar-condicionado.
Veja outras dicas de como economizar energia:
– Se possível, não use aparelhos elétricos durante o horário de pico, ou seja, o horário de maior consumo de energia (das 18h às 21h);
– Evite deixar os equipamentos em stand-by (modo de espera). Desligue os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo usados;
– Na hora da compra, prefira eletrodomésticos com o Selo Procel, que indica aos consumidores quais são os modelos que consomem menos energia.