Economia

Quer turbinar a carreira? Conheça as vantagens de estudar inglês para negócios

Segundo o diretor da escola Ballpark, o mercado capixaba está cada vez mais exigente com relação ao domínio da língua inglesa

Foto: Divulgação

O domínio da língua inglesa é um dos fatores mais determinantes no desenvolvimento de um profissional, especialmente, quando chega o momento de buscar um emprego ou se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Em uma pesquisa, produzida com 77 empresas de tecnologia, 91% dos executivos entrevistados afirmaram que o inglês é o principal idioma nos negócios.

Em outra pesquisa, realizada pela agência de empregos Catho (2016), o resultado demonstra que profissionais fluentes em inglês têm salários até 60% maiores que aqueles que estão no mesmo cargo, mas que não dominam o idioma.

Vantagens de estudar inglês para negócios?

Além de propiciar a expansão do currículo, o profissional que aposta no estudo do Business English praticamente garante uma melhor colocação no mercado de trabalho.

Dessa forma, com a fluência no inglês para negócios, o profissional pode liderar reuniões, falar em inglês ao telefone, escrever um documento ou um e-mail. Em um mercado cada vez mais competitivo, é normal que as empresas imponham cada vez mais essa necessidade ao profissional.

Segundo o diretor da escola Ballpark, especializada em business english, Junior Cardoso, o mercado capixaba está cada vez mais exigente com relação ao domínio da língua inglesa. 

“O domínio do inglês técnico é uma vantagem a mais para o profissional, até na hora da entrevista. Entre nossos alunos, além de estudantes, recém-formados e empreendedores, grandes diretores de empresas capixabas investem no domínio do inglês para atender a uma demanda do mercado”, ressalta.

Junior Cardoso garante que, com nove meses de curso, isto é, com uma média de 2h30 por semana de estudo, o aluno que não possui nenhum conhecimento da língua atinge o nível intermediário. “O diferencial do business english é apostar em termos voltados para a carreira, para o vocabulário de negócios, além do domínio convencional, isto é, para conversações e turismo”. 

Para incentivar o investimento do business english, a Ballpark lançou um concurso cultural. Os interessados devem acessar o site da instituição e preencher um cadastro. Além disso, deve-se formular uma frase sobre a importância do inglês para negócios. Ao final do concurso, o autor da frase mais criativa ganhará, além de três meses de aulas de inglês preparatório para a viagem, duas semanas de curso em Nova York. 

Mercado Capixaba

De acordo com a especialista em gestão de imagem e carreira, Giselia Freitas, essa exigência do mercado é para todos: estagiários, estudantes e diretores com carreiras consolidadas. “As grandes empresas no Espírito Santo estão exigindo cada vez mais o domínio do inglês na hora da contratação e da promoção. Na visão dos profissionais, é mais fácil treinar uma habilidade técnica do que esperar que um profissional aprenda uma nova língua”, frisou. 

Giselia Freitas destaca ainda a competitividade do mercado. Dessa forma, se o profissional possui a habilidade em línguas, ele está à frente de grande parte do mercado. 

“Em algumas áreas, como as que envolvem tecnologia e engenharia, o domínio de outra língua já é uma realidade. Com a economia aquecendo novamente e com a presença cada vez mais presente de multinacionais no Estado, as empresas têm dificuldade em encontrar um profissional preparado. O mercado quer um profissional que tenha a capacidade de desenvolver o business english no dia a dia, isto é, que tenha a capacidade de discutir com investidores de fora do país as questões relativas à empresa”, afirma.