Economia

Rachel Maia: "Liderança não é um dom inato, é uma habilidade que se desenvolve"

Fundadora e CEO da RM Cia 360, é a primeira mulher negra a ocupar um cargo de CEO no Brasil e fará uma palestra no Fórum IEL de Gestão 2024, em Vitória

Foto: Reprodução/Instagram @rachelomaia

Nos próximos dias 30 e 31 de outubro, Vitória vai sediar o Fórum IEL de Gestão 2024. Durante o evento, que acontecerá pela primeira vez no Espírito Santo, líderes empresariais, gestores e especialistas debaterão as principais tendências e desafios na área de gestão e liderança.

Promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o evento é anual. Esta será a 7ª edição do Fórum, que proporcionará troca de experiências, além de promover palestras, debates e painéis. Temas importantes para o setor com foco em inovação e desenvolvimento de competências serão abordados.

Palestras de importantes nomes do setor empresarial fazem parte da programação. Dentre os convidados que vão falar para os participantes está Rachel Maia, Fundadora e CEO da RM Cia 360, empresa com foco em Impacto Social e Ambiental é a primeira mulher negra a ocupar um cargo de CEO no Brasil.

Maia abordará o tema “Como Grandes Líderes Inspiram Ações”. Em uma entrevista para o Folha Vitória, a empresária falou sobre liderança em tempos tecnológicos, inspiração, motivação e as diversas formas de comunicação. Boa leitura! 

LEIA TAMBÉM:

>> Rogério Chér: “Quem é líder precisa produzir esperança de final feliz”

>> Pix ganha novo recurso a partir desta segunda; saiba como usar

>> R$ 40 bilhões: Espírito Santo assina acordo para reparação dos danos causados pelo desastre de Mariana

1. Como ser um líder que inspira e motiva a equipe?

“Para mim, liderar é inspirar. É criar um ambiente onde as pessoas se sentem valorizadas, ouvidas e desafiadas a crescer. É estar ao lado delas, entender seus objetivos e ajudá-las a alcançá-los. Liderança não é sobre hierarquia, é sobre conexão. É sobre criar uma visão compartilhada e trabalhar juntos para torná-la realidade. E, acima de tudo, é sobre ser autêntica e coerente.”

2. Quais os maiores obstáculos a serem superados pelas lideranças em tempos tão tecnológicos?

“Os principais obstáculos são a velocidade e a constante mudança. As lideranças precisam estar preparadas para se adaptar rapidamente e liderar equipes remotas, além de gerenciar a sobrecarga de informação. Outro desafio é manter a conexão humana em um mundo cada vez mais digital. É preciso equilibrar tecnologia e empatia.”

3. A comunicação “olho no olho” tem deixado a desejar?

“A comunicação ‘olho no olho’ é fundamental, mas não é mais suficiente. As lideranças precisam dominar diversas formas de comunicação, desde reuniões presenciais até mensagens instantâneas. O segredo é ser claro, conciso e autêntico, independentemente do canal. E não subestimar o poder do silêncio e da escuta ativa.”

4. Mais do que algo nato, a liderança é uma habilidade que precisa (e deve) ser desenvolvida?

“Absolutamente! Liderança não é um dom inato, é uma habilidade que se desenvolve com prática, estudo e feedback. É preciso trabalhar na autoconsciência, na resiliência e na capacidade de inspirar. As lideranças devem buscar mentorias, treinamentos e desafios constantes para crescer. E nunca esquecer que liderar é servir.”

Confira a programação

Fórum IEL de Gestão 2024

Data: 30 de outubro
Horário: 17h às 20h
– Lançamento da 28ª edição do Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas do Espírito Santo
– Palestra: Desenvolvimento de líderes: Nova Economia, Globalização e Perspectivas Organizacionais – Ram Charan
– Reconhecimento de Lideranças em Destaques – ABRH ES
Data: 31 de outubro
Horário: 13h às 18h
– Palestra: Além dos Números: A Verdadeira Essência da Liderança – Rogério Chér
– Painel “Voices of Leadership”: Mulheres Inspiradoras no Comando – Paula Barcellos e Silvia Marafon. Moderadora: Eduarda Buaiz
– Palestra: Como Grandes Líderes Inspiram Ações – Rachel Maia
Coquetel com atração cultural