Economia

Radium Hotel: obras de restauro e reabilitação do antigo hotel vão sair do papel

Obras, que terão duração de 360 dias, irão respeitar as características originais do imóvel, mas terão mudanças para modernização do local

O Governo do Estado planeja outras obras para a cidade de Guarapari. Foto: Reprodução/Governo do ES
O Governo do Estado planeja outras obras para a cidade de Guarapari. Foto: Reprodução/Governo do ES

O histórico Radium Hotel, em Guarapari, finalmente vai receber as obras de restauração e reabilitação. A reforma irá contar com um investimento superior a R$ 20 milhões. A estimativa do prazo de conclusão das obras é de 360 dias. Ainda não há definição da data exata do início das obras.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou a Ordem de Serviço para o início das obras no sábado (26). O Radium Hotel se transformará em um centro de inovação, tecnologia e cultura voltado para o turismo.

LEIA TAMBÉM:

Essa é mais do que uma obra, é o restauro de uma memória afetiva. Teremos um equipamento lindíssimo e que poderá ser utilizado em uma parceria com o terceiro setor. Vamos formar pessoas em turismo e hotelaria, setores que são muito fortes aqui em Guarapari. Renato Casagrande, governador do ES.

O governo do Estado informou que as obras irão respeitar as características originais do Radium Hotel, mas haverá mudanças para modernizar o espaço. O local será aberto à população e aos visitantes.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância da reforma para a preservação cultural capixaba.

“Hoje celebramos não apenas o início de uma obra, mas a preservação da nossa história e a construção de um novo futuro para Guarapari e para todo o Estado. O Radium Hotel volta a ser símbolo de orgulho, agora como espaço de inovação e conhecimento acessível a todos os capixabas”, completou Lamas.

Foto: Reprodução/Governo do ES

Outras obras

Junto com a assinatura da Ordem de Serviço do Radium Hotel, o governador do ES assinou também o restauro da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, em Guarapari.

Além disso, o governo firmou um “Termo de Compromisso” com a Prefeitura de Guarapari para a construção de um novo espaço de lazer destinado aos feirantes da região. A obra tem o investimento de R$ 1,28 milhão.

O projeto prevê a criação de uma infraestrutura para acomodar as atividades da Associação dos Expositores do Radium Hotel e da Associação das Mulheres Unidas do Artesanato e Variedades de Guarapari.

De acordo com o Governo do Espírito Santo, a gestão dos recursos e a execução da obra serão de responsabilidade da prefeitura de Guarapari. Porém o governo irá fiscalizar o restauro.

Radium Hotel

O Radium Hotel foi inaugurado em 1953, em frente a praia da Areia Preta, em Guarapari. Ele foi um dos mais chiques e grandiosos hotéis do país.

Por exemplo, na inauguração e durante seu funcionamento, contou com a presença de diversos artistas, empresários, políticos e pessoas da elite política, econômica e social do país.

Apesar do seu sucesso, na ditadura militar, o espaço teve seu funcionamento prejudicado. Especialmente por conta da proibição dos jogos de azar, decretada no governo de Eurico Gaspar Dutra.

O local só decretou sua falência em 1990, mas manteve suas atividades até 1992. Porém em 1998, o Conselho Estadual de Cultura tombou o hotel.