Economia

Raphael Brotto: “Devemos cuidar das pessoas”

"Comunicação e bom relacionamento. Eu vim da área comercial, então sempre me comuniquei com todas as áreas do shopping, lojistas, colaboradores e clientes"

Foto: Vitor Machado e Everton Nunes

O diretor-geral do Shopping Vitória, Raphael Brotto, é também coordenador estadual da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Atua no mall desde 2003, onde começou sua trajetória como gestor do setor de auditoria de lojas, passou pela área comercial, tornou-se superintendente e, desde 2018, é diretor.

Por que você foi considerado líder no seu segmento?

Tem muito a ver com a minha trajetória e o fato de estar à frente do principal shopping do estado, além de ser atualmente o coordenador da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) no Espírito Santo. Então, respiro shopping center. O resultado é a conquista de prêmios estaduais e nacionais, além da premiação consecutiva como líder no setor, o que me deixa mais motivado, pois é o reconhecimento do trabalho realizado.

O que marca a sua liderança? Como você se pauta como líder?

Primeiro é a atenção e o cuidado que tenho com o meu time. O Shopping Vitória tem uma estrutura muito grande e precisa de uma equipe que esteja sempre motivada e alinhada com os princípios do empreendimento. Temos um planejamento estratégico feito a cada dois anos, que visitamos mensalmente e seguimos à risca com todos os gestores envolvidos. Também temos um canal de comunicação muito aberto com os lojistas e clientes. Estudamos e mapeamos o tempo inteiro informações, sugestões e estamos sempre em pauta com isso. Como venho da área comercial, busco o contato com lojistas e trabalho para manter essa relação duradoura e com resultados positivos para ambos. Tenho minhas reuniões semanais com os gestores de forma individual e com todos eles juntos. Semanalmente, me reúno com a presidência e diretoria para discutir assuntos estratégicos para o empreendimento. É importante também manter a proximidade com todos os colaboradores e, para isso, temos o Café com o Diretor, um momento de bate-papo com colaboradores de diversos setores, em que interagimos e discutimos novas ideias.

No que você é bom enquanto líder?

Comunicação e bom relacionamento. Eu vim da área comercial, então sempre me comuniquei com todas as áreas do shopping, lojistas, colaboradores e clientes. Quando eu assumi o cargo de superintendente, havia poucos shoppings no Espírito Santo. Durante minha gestão, surgiram vários outros empreendimentos e agora temos seis só na Grande Vitória. Eu continuo aqui e acredito que isso é a marca de minha gestão. Colocamos o Shopping Vitória em evidência e ganhamos prêmios nacionais. Sempre gosto de lembrar que o Shopping Vitória é um empreendimento que classificamos como independente. Ele não pertence a uma rede de shoppings, e sim a um grupo local, o Grupo Buaiz. Concorremos com shoppings de grandes redes do país e ganhamos dois prêmios, um na área de RH e outro de Tecnologia e Inovação na área de segurança. Nossa central de monitoramento de segurança foi premiada em 2018.

Quais conquistas sua liderança lhe proporcionou?

Foram várias, mas destaco a cultura de inovação que estamos trazendo para o empreendimento. Há dois anos, implantamos o escritório de tecnologia, com uma equipe de Tecnologia da Informação que está à frente, com novos projetos e antenada em níveis de tecnologia, que é algo necessário ao segmento. Criamos esse setor para trabalhar de forma estratégia e hoje colhemos os frutos. O Shopping Vitória tem tecnologia avançada como grande diferencial. É o primeiro shopping do Espírito Santo e o mais moderno. Lançamos a primeira plataforma de marketplace de shopping no Estado, o shoppingvitoria.com. Inovação é um dos nossos valores e trabalhamos isso em todas as frentes, seja estratégica ou operacional.

Como foi, e ainda está sendo, enfrentar a pandemia neste ano?

Um aprendizado. Uma experiência ímpar no ponto de vista de que precisamos estar prontos para enfrentar qualquer adversidade. Neste período, nosso Comitê de Crise conduziu todo esse processo de fechamento e reabertura de forma cuidadosa e responsável. Trabalhamos com foco na segurança dos nossos colaboradores, lojistas e clientes. Implantamos protocolos de saúde e segurança validados por renomados hospitais, além da Abrasce. Tive a noção do quanto o Shopping Vitória é um símbolo para o estado quando vi o resultado de uma pesquisa recente que nós fizemos. A pesquisa mostrou que as pessoas só se deram conta de que a pandemia era grave quando o Shopping Vitória fechou.

Para reabri-lo, fizemos toda a negociação para a reabertura gradual, que aconteceu oficialmente em 1º de junho. Quando os shoppings fecharam, em 19 de março, imediatamente entramos em uma roda de negociação com o governo. Sempre fomos muito bem recebidos, mas eles viam o shopping como um ambiente de risco. Tivemos que desconstruir essa teoria com argumentos técnicos e muito comprometimento com o que seria feito. Diante disso, foi criado um protocolo com mais de 50 itens de segurança a serem cumpridos. À medida que os indicadores iam melhorando e conseguíamos provar que tudo estava sendo feito com a máxima responsabilidade e cuidado para prevenção da saúde das pessoas, o governo foi liberando o funcionamento de forma gradual.

Qual é o desafio agora?

O desafio é voltar ao movimento de pessoas que tínhamos antes. Ainda temos restrições ao número de pessoas que podem circular e restrições a eventos. Não podemos ainda oferecer aos clientes o que era oferecido antes, o que já causa uma certa represa. Mas percebemos que quem está vindo ao Shopping Vitória está com o objetivo de comprar. Você vê um fluxo de pessoas menor, mas um ticket de vendas parecido com o de 2019. Nós estávamos pessimistas em relação às previsões deste segundo semestre, mas estamos com um nível de inadimplência dentro do normal e uma vacância menor do que imaginávamos. Claro que, para isso, houve negociação e maior flexibilização porque até tudo voltar ao normal, precisamos enfrentar isso juntos.

Alguma característica da sua liderança mudou depois da pandemia?

Este momento só reforçou minha teoria de que devemos cuidar das pessoas. Se algo mudou, foi aumentar ainda mais esse meu pensamento. Uma marca reconhecida é fruto do trabalho de pessoas que estão por trás dela. No Shopping Vitória, temos um time que trabalha para oferecer o melhor aos nossos clientes, lojistas e colaboradores. Quero continuar cuidando dessas pessoas e, assim, manter o Shopping Vitória no coração e na lembrança do capixaba.