Economia

Avanço da tecnologia deixa aparelhos encalhados nas prateleiras das lojas capixabas

80% dos televisores vendidos em lojas de eletrodomésticos são nos modelos Smart TV. Para o especialista em novas tecnologias, quanto maior o avanço tecnológico, mais rápido ficam acessíveis

Aparelhos vêm sendo substituídos por equipamentos cada vez menores e multifuncionais Foto: Divulgação

Câmeras fotográficas, aparelhos de DVD e telefones fixos já foram preferências entre os consumidores, mas hoje é difícil encontrar quem ainda procure por estes aparelhos.

“Cada dia há uma procura cada vez menor por estes produtos”, informou o gerente de uma loja de eletroeletrônicos da Capital, Eduardo Costa.

Eles vêm sendo substituídos por equipamentos cada vez menores, que reúnem diversas funcionalidades como tirar fotos, acessar a internet, rodar vídeos e editar textos, de preferência, tudo de uma única vez.

Além de multifuncionais, as novas preferências dos consumidores são portáteis. Os computadores de mesa, por exemplo, já perderam o lugar para os notebooks. Estar conectado sem precisar de fios é fundamental para a nova geração. E segundo o especialista em internet e novas tecnologias, Fabio Malini, existe um lado bom para tudo isso. Quanto mais tecnologia, mais acessível ficamos.

“O interessante do desenvolvimento tecnológico é que de certa maneira ele é inclusivo, existem aquelas tecnologias hi-tech, muito novas e recentes, que atingem um público que quer experimentar o algo novo mais rápido. Mas existem aquelas que já foram novas, e que ficaram velhas e passam a ser incluídas no dia a dia do consumo das pessoas”.

Até nas lojas, onde esses equipamentos ocupavam lugar de destaque, eles foram pouco a pouco perdendo espaço. Ficaram confinados a uma única prateleira, e o melhor lugar na loja passou a ser destinado aos multifuncionais.

Até as TVs mudaram de lugar nas lojas. O destaque agora é para as SmartTVs, que permitem acesso à internet. Segundo Eduardo Costa, estes aparelhos correspondem a 80% das TVs vendidas. “A cada dia os clientes trocam por produtos mais portáteis e que agregam novas tecnologias, principalmente no que se refere a TVs. 80% dos televisores vendidos hoje possuem essa nova tecnologia SmartTV, que dá acesso às redes sociais pela própria TV”