Artigo Ibef-ES

Real Madrid: clube mais rico do mundo bate recorde

O balanço financeiro do clube espanhol apresentado mostra um patrimônio líquido de 574 milhões de euros e uma dívida próxima de zero

Artigo escrito por Eric Alves Azeredo, professor, executivo, advogado, CEO da AZRD e membro do Comitê Qualificado de Conteúdo de Empreendedorismo e Gestão do IBEF-ES.

O Real Madrid, clube espanhol que ostenta a incrível marca de 97 títulos oficiais ao longo de seus 122 anos de história, divulgou um comunicado recentemente, informando ser o primeiro clube de futebol do mundo a ultrapassar a marca de 1 bilhão de euros em receitas na temporada 2023-2024. 

LEIA TAMBÉM: Modelo de crescimento dos tigres asiáticos: lições para o Brasil

O balanço financeiro apresentado mostra um patrimônio líquido de 574 milhões de euros e uma dívida próxima de zero. 

Somente o título da Liga dos Campeões da Union of European Football Association (UEFA), conquistado nessa temporada, rendeu ao clube a soma de 78 milhões de euros.

Em 10 anos, Real Madrid quase dobrou o patrimônio líquido

Nos últimos 10 anos, o clube quase dobrou o seu patrimônio líquido, saltando de 370 milhões de euros em junho de 2014 para 574 milhões de euros em julho de 2024. 

Esses valores chamam a atenção, principalmente, por levar em conta apenas a venda de ingressos, não sendo contabilizados os milhões de euros arrecadados com a transferência de seus jogadores para clubes em todo o mundo.

Essas cifras correspondem a um aumento de 27% em comparação à temporada anterior (2022-2023), mesmo com os gastos com as reformas do estádio Santiago Bernabéu, que custaram cerca de 821 milhões de euros, de acordo com El Mondo, segundo maior jornal da Espanha. 

Modernização de estádio visa a Copa do Mundo

A modernização de seu estádio foi idealizada na expectativa de receber a partida final da Copa do Mundo de Futebol de 2030, que será disputada na Espanha, Marrocos e Portugal, com três jogos inaugurais na Argentina, Paraguai e Uruguai, como homenagem ao centenário da primeira edição da Copa do Mundo, e ao bicentenário da independência do Uruguai. 

Ou seja, pela primeira vez na história, a competição será disputada em seis países e três continentes diferentes. 

Com isso, o clube pretende ter o melhor estádio do mundo, segundo as palavras do seu presidente Florentino Pérez, que preside o clube desde 1997. 

Além de presidir o Real Madrid, Florentino Pérez é fundador e presidente da gigante ACS (Actividades de Construcción y Servicios), maior empresa de construção civil da Espanha e avaliada em mais de US$ 10 bilhões.

Maior vencedor do Campeonato Espanhol

O Real Madrid é o maior vencedor do Campeonato Espanhol, com 36 títulos, e também da Liga dos Campeões da Europa, a competição mais importante disputada por clubes de futebol no território europeu.

Ao longo de mais de 60 edições, o clube espanhol conquistou 15 títulos, sendo 7 deles neste século. 

Segundo estudos da empresa americana Deloitte, que juntamente com a Princewaterhouse Coopers (PWC), KPMG e Ernst & Young (EY) formam a Big Four, conjunto das maiores empresas de auditoria, consultoria e serviços financeiros e consideradas as principais players do mercado, o Real Madrid é o clube mais rico do mundo.

Mas parece que a sua obsessão por formar equipes de “galácticos” e a busca por títulos não para por aí. 

Mbappé, a grande novidade do elenco

Para a temporada 2024-2025, a grande novidade do elenco será o atacante Mbappé, o maior jogador em atividade na França, que deverá receber 26 milhões de euros brutos por ano, o maior salário do elenco do Real Madrid, segundo o jornal espanhol Mundo Esportivo.

Os dados apresentados neste artigo refletem a grandeza do Real Madrid no cenário esportivo mundial. Sua visão de futuro, estratégias impactantes e modelo de gestão altamente eficaz, transformaram o clube numa fonte inesgotável de receitas.

Este texto expressa a opinião do autor e não traduz, necessariamente, a opinião do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo