Economia

Receita de serviços prestados às famílias em abril cresce 1,2%,o menor desde 2012

Rio – A receita nominal dos serviços prestados às famílias cresce 1,2% em abril ante igual mês do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento é o menor da série, iniciada em janeiro de 2012. No ano, a receita nominal dos serviços prestados às famílias acumula avanço de 4,9%. Em 12 meses, o aumento na receita bruta é de 7,0%, também o menor da série.

Os serviços profissionais, administrativos e complementares, por sua vez, registraram a maior alta nominal na receita em abril. O avanço foi de 6,7% em relação a abril do ano passado. No ano, o setor acumula alta de 6,2%, enquanto em 12 meses o aumento é de 7,9%.

No setor de transportes, serviços auxiliares de transportes e correio, a receita nominal cresceu 1,0% em abril ante abril de 2014. No ano, a alta de 2,6%, e em 12 meses, a elevação na receita de 4,0%. Dois segmentos de serviços tiveram queda nominal na receita em abril. Isso quer dizer que, mesmo com o efeito causado pelo aumento de preços no período, o valor das vendas diminuiu.

Nos serviços de informação e comunicação, a queda foi de 0,1% em abril ante abril do ano passado. No ano, o segmento acumula alta de 0,4%. Em 12 meses, o crescimento da receita é de 1,6%. Nos outros serviços, a perda foi mais intensa. A receita nominal encolheu 2,2% em relação a abril de 2014. Por outro lado, o valor de vendas do setor cresce 0,6% no ano e 4,8% em 12 meses.