Economia

Receita já recebeu 34,4 milhões declarações de IRPF, maior número da história

Das declarações que caíram na malha fina, 40% decorrem da omissão de rendimentos, 21% decorrem de problemas com despesas médicas e 18% do imposto retido em fonte

Foto: Reprodução

A Receita Federal recebeu 34,4 milhões de declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022 até às 16 horas desta sexta-feira, 31. O número é o maior da história e superou a estimativa inicial do governo, que esperava 34,1 milhões de declarações. Com a isso, a projeção foi atualizada para 36,5 milhões.

O supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, José Carlos Fernandes da Fonseca, afirmou que das 34,4 milhões de declarações, 2,3 milhões foram retificadas e 2 milhões caíram na malha fina.

Das declarações que caíram na malha fina, 40% decorrem da omissão de rendimentos, 21% decorrem de problemas com despesas médicas e 18% do imposto retido em fonte.

Ele ainda afirmou que 61% das declarações recebidas têm impostos a restituir e 19% têm impostos a pagar.

“O número maior de declarações decorre da não atualização da Tabela de IR, do número de pessoas que estão fazendo a declaração pela primeira vez e o aumento de pessoas que operaram na Bolsa de Valores e passaram a declarar os ganhos”, disse Fonseca.

A Receita estimou inicialmente 31,7 milhões de declarantes. A estimativa foi atualizada para 34,1 milhões de declarantes.

A previsão é de que Receita pagará R$ 24,7 bilhões aos contribuintes que entregaram a declaração do IR e têm direito à restituição. O prazo de envio da declaração termina nesta terça-feira, às 23h59.

LEIA TAMBÉM: >> Bolsonaro: Petrobras não pode continuar usando paridade de preços internacionais