
As obras de restauro do Radium Hotel já têm data para começar e um prazo de 360 dias. A reforma terá um investimento de R$ 23 milhões e transformará o espaço em um centro de Inovação e Tecnologia voltado para o turismo.
Além disso, o restauro do local já possui projeto que inclui sala de aula, auditórios que comportam 117 lugares, biblioteca, entre outros.
De acordo com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), o responsável pela obra é o Instituto Modus Vivendi de Desenvolvimento
LEIA TAMBÉM:
Lista da Forbes 2025: veja ranking das bilionárias brasileiras e de onde vem fortuna
Produção industrial cai 0,1% em fevereiro e não cresce pelo quinto mês seguido
Nova diretoria do Sinduscon quer setor mais tecnológico e conectado aos jovens
Segundo o secretário da Secti, Bruno Lamas Silva, a decisão sobre transformar o Radium Hotel em centro de inovação e tecnologia ainda será aprimorada.
Assim, ainda não é possível afirmar qual é a função do local após o restauro ou qual será o recebimento do público e do Estado.
O que nós avançamos muito foi na contratação da obra, que, na verdade, é um restauro do Radium Hotel, que é um importante equipamento, completou Silva.
Da mesma forma que a área interna, o lado externo da reforma também contará com obras. Assim, terá quatro estações: Radium Hotel, Música, Artesanato e Muro Histórico.

Radium Hotel
O Radium Hotel foi inaugurado em 1953, em frente a praia da Areia Preta, em Guarapari. Ele foi um dos mais chiques e grandiosos hotéis do país.
Por exemplo, na inauguração e durante seu funcionamento, contou com a presença de diversos artistas, empresários, políticos e pessoas da elite política, econômica e social do país.
Apesar do seu sucesso, na ditadura militar, o Radium Hotel teve seu funcionamento prejudicado, por conta da proibição dos jogos de azar, decretada no governo de Eurico Gaspar Dutra.
O local só decretou sua falência em 1990, mas manteve suas atividades até 1992. Porém em 1998, o Conselho Estadual de Cultura tombou o Radium Hotel.
Veja mais imagens da reforma
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos