
A alta dos preços dos alimentos, dos produtos de higiene, da energia elétrica e outros itens essenciais para o dia a dia afeta diretamente a realidade de muitos brasileiros. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 70,9% das famílias no país estão endividadas. Por isso, muita gente precisa recorrer a novas formas de reforçar os ganhos – a renda extra.
A renda extra é uma grande ajuda para quem anda apertado no final do mês, para quem precisa terminar de pagar as contas, se organizar financeiramente e até se divertir.
Mas não é fácil conseguir aquele dinheiro a mais. É preciso investir tempo e uma verba inicial. É necessário também estar bem informado das condições de cada escolha, para que a atividade valha a pena.
Confira 7 formas de fazer uma renda extra!
1. Venda de bolos, doces, salgados e pães
Para quem sabe e gosta de cozinhar, esta já é uma vantagem. Vender alimentos pode ser uma maneira muito eficiente de aumentar a sua renda. Para começar, observe qual produto você conseguiria fazer bem – brigadeiro, bolo de cenoura, massas, salgados congelados, doces para festas, comidas fitness – há muitas opções e é importante se identificar com uma delas.
Além disso, é preciso definir para quem você vai vender, e onde essas pessoas estão. Eles podem ser colegas do seu trabalho, conhecidos do bairro e desconhecidos; e podem estar no centro da cidade, na porta de alguma escola, pontos de ônibus e por aí vai.
Faça um teste, comece aos poucos e bom trabalho!
2. Revenda de produtos de beleza
Cosméticos, bijuterias, joias e perfumes são produtos vendidos por autônomos desde muito tempo.
Assim, existe a possibilidade de ser revendedor (a) de marcas reconhecidas nacionalmente, que oferecem suporte e uma boa margem de lucro. Geralmente, o custo é apenas uma taxa de inscrição e você já tem acesso aos materiais e às revistas.
3. Bazar de objetos pessoais
É possível fazer uma limpa no seu guarda-roupas e no de sua família. Roupas, calçados, acessórios e objetos de decoração em bom estado, mas que não têm mais tanta utilidade, podem ser revendidos.
Assim, você pode montar um bazar online utilizando o Instagram, por exemplo, ou pode exibi-los na garagem de casa e começar a fazer boas vendas.
4. Artesanato
Brincos de miçanga, macramés, amigurumis, panos de prato bordados e jogos de toalha personalizados, por exemplo, são trabalhos manuais que podem te ajudar a reforçar os ganhos.
Uma vantagem é que tanto aprender quanto aperfeiçoar técnicas podem ser feitas por canais gratuitos no YouTube, em diversas modalidades de artesanato.
5. Alugar um quarto da sua casa
Se há um quarto vazio na sua casa, uma boa oportunidade é alugá-lo. Plataformas especializadas neste tipo de negócio, como o AirBnb podem ser uma boa garantia de divulgação do anúncio, e de aumentar a possibilidade de receber algum contato.
6. Aulas particulares em casa
É possível usar suas habilidades e formações para fazer renda extra. Tocar violão, pandeiro, aulas de matemática, redação, entre outras áreas, são boas ofertas de serviços para alunos.
É fundamental, contudo, ter tempo disponível, saber ensinar e ter paciência com quem está aprendendo.
7. Hospedar e passear com pets
Em 2021, houve um aumento de 30% do total de animais de estimação no Brasil, de acordo com o Radar Pet. Este é um mercado que apresentava crescimento há alguns anos e foi acentuado pela pandemia, em que as pessoas passavam mais tempo em casa.
Agora, tutores de gatos e cachorros precisam sair para trabalhar, retornar às suas atividades do dia a dia, e até viajar nos finais de semana. Dessa forma, precisam de ajuda de pessoas de confiança, apaixonadas por bichinhos, que tenham disponibilidade de levá-los para passear ou até hospedá-los por horas ou dias.