Economia

Residencial oferece soluções para reduzir consumo de água

O empreendimento recebeu o Selo Casa Azul Nível Ouro, principal instrumento de sustentabilidade do Programa de Construção Sustentável da Caixa.

O Residencial Parque Jequitibá oferece diferenciais de tecnologias sustentáveis que contribuem para economia de água, entre outros recursos naturais. O empreendimento, da Mazzini Incorporação e Construção, está em fase final de obras em Bento Ferreira, Vitória.

Segundo o diretor de Incorporação da Mazzini, Luiz Cláudio Mazzini, um exemplo é o coletor de água do ar-condicionado. “Cada aparelho de ar-condicionado Split tem capacidade para gerar até seis litros de água por noite (oito horas). Se considerarmos aparelhos funcionando em todos os 62 apartamentos de dois quartos do edifício, serão aproximadamente 1.000 litros de água coletados em uma noite, que pode ser reaproveitada nos jardins ou para limpeza das áreas comuns. A estimativa é de que a economia seja de 15%”, explicou.

Outros recursos disponíveis são as torneiras e válvulas de baixo consumo de água. No caso dos vasos ‘mais inteligentes’, são utilizados apenas 4,8 litros por descarga. Já as bacias e válvulas mais antigas chegam a despejar 20 litros em uma única descarga.

De acordo com o diretor da Mazzini, imóveis com itens de sustentabilidade que contribuem para reduzir o consumo de água e energia vêm sendo cada vez mais procurados pelo consumidor, se tornando uma tendência no mercado imobiliário.

LIMPEZA VERDE

Dois empreendimentos da Mazzini Incorporação e Construção vão passar por uma limpeza verde, antes da entrega aos proprietários. Tanto os apartamentos quanto as áreas comuns serão limpos.

Para realizar o serviço, a construtora contratou a Jani-King do Brasil, rede de franquias que é líder mundial no segmento de limpeza comercial. A empresa foi pioneira no país na obtenção do Selo Verde, certificação concedida pelo Conselho Nacional de Defesa Ambiental (CNDA) que atesta a qualidade ecológica e socioambiental de produtos e serviços.

Na limpeza sustentável, são utilizados produtos biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente. Além disso, o trabalho consome menos água do que a limpeza convencional. Equipamentos especiais, como aspiradores que retêm melhor a poeira, e sistemas especializados de descarte de produtos químicos estão entre os recursos da empresa.

O primeiro a receber a limpeza sustentável é o Residencial Parque Jequitibá, empreendimento no Espírito Santo que recebeu o primeiro Selo Casa Azul Nível Ouro. Principal instrumento do Programa de Construção Sustentável da Caixa, a certificação é concedida pela instituição a projetos habitacionais que priorizam economia de recursos naturais e práticas sociais. 

Depois será a vez do Go Inn, hotel administrado pela Atlantica, localizado na região da Enseada do Suá.