O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2024 termina em 31 de maio. Na mesma data, a Receita Federal começa a liberar o pagamento da restituição deste ano.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Os contribuintes podem consultar o valor que irá receber pelo site da Receita Federal. Ao acessá-lo, selecione a opção “Consultar restituição de imposto de renda”. Você deverá inserir os dados requisitados, como CPF e data de nascimento, além do ano fiscal em questão.
O processamento inicial das declarações foi concluído pela Receita Federal na última semana e, por isso, apenas quem declarou até 11 de maio poderá ser incluído no primeiro lote de pagamento.
LEIA TAMBÉM: Casagrande vai aos EUA atrair investimentos e apresenta projeto de concessão de parques do ES
O pagamento segue uma ordem de prioridade, definida pelos seguintes critérios:
— Contribuintes acima de 80 anos;
— Pessoas acima de 60 anos com deficiência ou com doença grave;
— Professores, cuja principal fonte de renda seja o magistério;
— Aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou indicaram Pix para recebimento da restituição;
— Demais contribuintes.
Calendário de restituição do IR 2024
1° lote: 31 de maio
2° lote: 28 de junho
3° lote: 31 de julho
4° lote: 30 de agosto
5° lote: 30 de setembro
Como antecipar o pagamento da restituição do IR 2024?
Para garantir o recebimento da restituição o mais breve possível, é recomendado que os contribuintes preencham e enviem suas declarações do Imposto de Renda quanto antes.
Dessa forma, podem aumentar suas chances de receberem o retorno financeiro nos primeiros lotes de restituição, proporcionando um alívio bem-vindo às suas finanças pessoais.