Os bancos públicos sempre tiveram um papel relevante no desenvolvimento nacional, atuando como peças importantes frente aos desafios do progresso econômico e social brasileiro. Os bancos de desenvolvimento, como o Bandes, em especial, acabam tendo um papel extremamente estratégico para fazer chegar à população importantes políticas coordenadas pelo Estado, promovendo o financiamento ao desenvolvimento e ao crescimento de atividades econômicas que impulsionem a movimentação financeira capixaba.
Além disso, essas instituições respondem mais rápido nos momentos de crise econômica. Em tempos de isolamento social e impacto econômico, em negócios de diferentes portes e segmentos, é o sistema financeiro capixaba que está mais próximo dos empreendedores no apoio e na disponibilização de recursos.
Com mais de 50 anos de história, o Bandes fez e faz parte de vários momentos do desenvolvimento capixaba, começando pelo processo de erradicação do café, que foi um marco para a virada no modelo econômico no estado, até a implantação de diversos programas de fomento e crédito emergencial em momentos de catástrofes ambientais, como secas, enchentes e outras intempéries.
Desde os primeiros meses deste ano, a instituição disponibilizou recursos de crédito emergencial com o objetivo de assegurar a manutenção dos negócios e dos empregos, firmou parcerias e disponibilizou produtos e serviços para dar agilidade aos processos de contratação de financiamento, como, por exemplo, o Fundo de Aval Bandes, criado pelo Governo do Estado, com o objetivo de prestar garantia, total ou parcial, aos financiamentos levantados por micro e pequenas empresas.
Agora, no momento em que se começa a debater a retomada gradual das atividades, essas ações do Bandes devem potencializar ainda mais a economia. Para isso, o banco trabalha no sentido de ampliar os recursos que vão compor um programa de fomento à economia, visando ao apoio a empreendimentos de empresas de pequeno e médio porte e aos municípios capixabas, com uma série de captações de novas fontes de recursos. A atividade, já iniciada, caminha junto a organismos multilaterais internacionais, como o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Outras fontes de recursos também estão em processo de estudo pelo corpo técnico do banco.
Dessa forma, o Bandes poderá disponibilizar crédito com condições operacionais condizentes ao seu papel de banco de desenvolvimento socioeconômico. Esses investimentos de norte a sul do Espírito Santo possibilitarão a proteção de milhares de empregos diretos e postos de trabalho.